Terça, 16 de outubro de 2018
(11) 98373-2619
Cultura

01/06/2017 ás 10h00 - atualizada em 01/06/2017 ás 14h27

3.905

Redação

São Paulo / SP

Escola de Cotia recebe peça adaptada de obra de Machado de Assis
Após as apresentações, os alunos puderam tirar dúvidas em relação aos personagens da obra, conversaram sobre outras fontes literárias e produziram um texto sobre a peça
Escola de Cotia recebe peça adaptada de obra de Machado de Assis

Cerca de 750 alunos da escola estadual Professor Pedro Casemiro Leite viveram um momento histórico nesta quarta-feira com a apresentação inédita  do espetáculo teatral "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Foram três apresentações no pátio da escola, às 10h, 14h e 16h.


A peça, baseada na obra de Machado de Assis, faz parte do projeto "Inversão, do Teatro à Literatura", que recebe apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac). Foi mais uma atração trazida para Cotia pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, que tem feito parcerias com projetos incentivadores. A escolha da escola se de em função de o público escolar estar em fase de aprendizado da literatura brasileira.


"O projeto busca proporcionar ao público infantil e juvenil uma experiência diferente para o aprendizado da literatura e da encenação. A peça traz uma linguagem mais fácil de entender e com uma versão mais dinâmica", explica Jonatas Silva, produtor do espetáculo.


A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer tem proporcionado diferentes atrações culturais, como palestras e oficinas, na rede municipal de ensino e também quer viabilizar o acesso cultural às escolas estaduais através de parcerias.


Segundo a coordenadora da escola, Nelma Albanez, a instituição já tem incrementado a literatura no dia a dia dos alunos: "Nós temos um projeto de sensibilizá-los à prática da leitura, visitação a biblioteca, teatro e cinema. Queremos que eles tenham mais acesso a cultura, por isso estamos muito contentes com a vinda desse projeto para a nossa escola."


Não foi somente o corpo docente da escola que demonstrou alegria com o espetáculo. Os alunos estavam entusiasmados com a peça. "Com a releitura da peça, tive um novo olhar e entendimento sobre a obra do Machado de Assis. Com certeza vai me ajudar muito com os vestibulares", afirmou Thamara Oliveira, que vai prestar a prova do Enem e da Fuvest este ano.


Após as apresentações, os alunos puderam tirar dúvidas em relação aos personagens da obra, conversaram sobre outras fontes literárias e produziram um texto sobre a peça. 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium