Sexta, 20 de abril de 2018
(11) 98373-2619
Carros

28/07/2017 ás 08h00 - atualizada em 28/07/2017 ás 08h19

22.982

Cloves Ferreira

Cotia / SP

Economize cuidando da pintura do carro em casa
Em tempo de recessão cada economia conta. Especialista do Grupo Interbrilho dá dicas de manutenção da pintura para deixar o veículo sempre conservado
Economize cuidando da pintura do carro em casa

Cortar gastos, reorganizar as despesas e deixar de terceirizar serviços são práticas que passaram a fazer parte da vida de muitos brasileiros. O difícil período econômico do país fez muita gente mudar costumes para economizar dinheiro.


Segundo pesquisa da McKinley, o brasileiro está mais conservador no que diz respeito às compras e aponta que 75% das pessoas mudaram os hábitos durante a crise. O consumo das famílias brasileiras caiu de R$ 3,213 bilhões em 2014 para R$ 2,969 bilhões em 2016. Os dados indicam que o consumidor está mais cauteloso, priorizando as necessidades e deixando de usar serviços terceirizados.


Os reajustes no orçamento são diversos e vão do restaurante nos fins de semana aos cuidados com o carro. Em relação ao automóvel, é grande o número de pessoas que, além de lavá-lo em casa, estão se dedicando a tarefas como a manutenção da pintura.


Danos como riscos superficiais causados pelo uso inadequado do pano ou arranhadura de animais podem ser facilmente retirados em casa, como afirma Fernando Pagotto, químico responsável do Grupo Interbrilho. "Antes de tudo é preciso identificar o problema, passando a unha no sentido contrário da danificação.  A unha não pode entrar no risco. Se ela passar direto significa que esse risco sai, mas se a unha parar no risco, somente o especialista pode fazer a remoção dele", explica Pagotto.


Após essa triagem é possível iniciar o procedimento. "Existem dois tipos de produtos que são ideais para estas situações: massa de polir número 2, extrafina ou um líquido polidor. Para aplicar, basta utilizar uma estopa ou algodão e passar sob o local com pressão moderada, em movimentos contrários ao risco e, em seguida, retirar o excesso com um pano de microfibra", disse.


O especialista alerta que o uso incorreto de lava autos pode comprometer a pintura do carro. "Diferente das ceras, este tipo de produto é muito ácido ou alcalino e pode prejudicar a pintura, fazendo com que ela vá perdendo o brilho e passe a necessitar de reparos profissionais, como o polimento".


Além do cuidado com a cera, muitas pessoas recorrem ao uso da película, não apenas por uma questão de gosto, mas como forma de proteção à pintura. Segundo Pagotto é necessário cuidado. "Este procedimento protege a pintura das intempéries como sol, chuva e poluição, porém deve ser aplicada sobre a pintura original, pois se aplicada em repinturas, no momento da retirada do vinil a cola da película poderá retirar a tinta junto.  Quanto mais tempo a película ficar no carro, mais ela adere e mais difícil sua remoção", diz. "Vale ressaltar que após a remoção da película é necessário a aplicação de um solvente específico para retirar a cola deixada pelo adesivo", alerta.


DICAS DO ESPECIALISTA PARA O POLIMENTO DO CARRO EM CASA



  • O polimento pode ser feito em casa, mas exige o uso de uma máquina de polir e muito cuidado, pois se a pessoa não tiver experiência poderá remover uma camada grande de verniz e prejudicar a pintura; 



  • Recomenda-se passar uma fita crepe nas borrachas ou frisos, que estão próximos ao local do reparo, já que as massas de polir são compostas por minerais abrasivos, que se em contato com as borrachas podem esbranquiça-las; 



  • A periodicidade do polimento depende bastante do cuidado com a manutenção do veículo.  Se for uma pessoa que sempre encera o carro, a pintura estará protegida e não necessita de polimento.  Se for um carro que fica exposto constantemente ao sol, o recomendado é um polimento anual e enceramento a cada 3 meses. 


Sobre o Grupo Interbrilho


O Grupo Interbrilho – fabricante das marcas Rodabrill, Bucas, Cockpit, Petbrilho, Funpet e Prime Grill — está investindo na internacionalização de seus produtos, com a criação das linhas EKOpet, voltada para a higiene e estética animal, elaborada com essências da Amazônia, e a Roadshine, de embelezamento automotivo.  Nos últimos 5 anos, o crescimento médio da empresa ficou em 20% ao ano. O grupo exporta para países da América Latina, Ásia e, recentemente, entrou no mercado americano.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium