Sexta, 14 de dezembro de 2018
(11) 98373-2619
Economia

26/02/2018 ás 10h00 - atualizada em 26/02/2018 ás 16h05

2.864

Redação

São Paulo / SP

“O importante é planejar”, diz economista sobre controle financeiro pessoal
Manoel Vidal Castro Melo ministrou palestra na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira
“O importante é planejar”, diz economista sobre controle financeiro pessoal
Foto: Divulgação/Câmara

Dezenas de pessoas participaram da palestra “Educação Financeira: planejamento e controle financeiro pessoal”, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 26, na Câmara Municipal de Cotia. A formação foi ministrada pelo economista Manoel Vidal Castro Melo a servidores do Legislativo e público em geral.


Melo tratou sobre finanças pessoais, cenário atual da economia brasileira, planejamento financeiro e orçamento doméstico. “O importante é planejar. Não quer dizer que se o planejamento não contemplar 100% da movimentação financeira ele está errado, porque à medida que vai caminhando, esse planejamento vai melhorando”, disse o palestrante.


Entre as dicas apresentadas pelo economista está anotar todos os gastos, organizando-os por tipos de despesa. Para que o orçamento doméstico funcione, é essencial um planejamento coerente com o padrão de vida que a família pode ter, sempre manter uma reserva para imprevistos, nunca gastar mais do que recebe e evitar os grandes vilões da saúde financeira: rotativo do cartão de crédito, cheque-especial, financiamento sem planejamento, falta de controle das despesas e pequenos gastos diários desnecessários.


A palestra foi uma promoção da Escola do Parlamento, órgão vinculado à mesa diretora da Câmara, responsável por promover a capacitação de servidores e população em geral voltada à promoção da cidadania. Mais informações sobre a Escola do Parlamento estão disponíveis neste link. Outras fotos da palestra podem ser acessadas aqui.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium