Quinta, 16 de agosto de 2018
(11) 98373-2619
Cotidiano

05/04/2018 ás 02h33

2.469

Cloves Ferreira

Cotia / SP

Prefeitura de Cotia adota metodologia 5W2H na gestão da Saúde
Objetivo da Administração Municipal é melhorar a qualidade do atendimento e organizar o trabalho técnico-operacional
Prefeitura de Cotia adota metodologia 5W2H na gestão da Saúde
Foto: Vagner Santos/SECOM

Com o objetivo de promover o aprimoramento das ações, da organização do trabalho técnico e operacional da Saúde, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, lançou mão da metodologia 5W2H [leia mais abaixo] na gestão da saúde municipal. Nos últimos dias, coordenadores de diversos departamentos participaram de uma capacitação sobre a metodologia que já começou a ser implantada na rede.


A metodologia 5W2H consiste em uma ferramenta de gestão que ajuda na economia de tempo e recursos, além de auxiliar no aumento de produção e atendimento. “Trata-se de um sistema muito comum na rede privada e que agora passa a ser realidade na rede pública de Cotia. Buscamos a melhoria, agilidade, otimização, qualidade e humanização na saúde, por isso temos lançado mão de mecanismos inovadores que nos auxiliem a alcançar esses resultados”, disse o prefeito Rogério Franco.


De acordo com o secretário de Saúde, Magno Sauter, a metodologia proporciona à Secretaria um ciclo de planejamento, realização, monitoramento e apresentação de resultados. “Elencamos gestores responsáveis por cada segmento - atenção básica, atendimento especializado, atendimento pré-natal, por exemplo -  eles já têm um template de sua área e, com este projeto em mãos, vão atuar para que as metas sejam alcançadas”, disse Magno.


O acompanhamento destas metas será feito pela Secretaria em reuniões mensais, quando os gestores apresentarão os avanços, os resultados alcançados e discutam soluções para as dificuldades. “Entendemos que alguns resultados já podem ser obtidos em curto prazo, como o estabelecimento de contatos com órgãos de saúde, atualização de documentação, enquanto que outros apresentarão resultados em médio prazo, como a padronização dos protocolos, o fluxo do atendimento”, comentou Magno Sauter.


Participaram do treinamento coordenadores da Clínica da Mulher, Policlínica, Saúde Mental, Urgência/Emergência, Assistência Farmacêutica, Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica e Atenção Básica. A capacitação foi coordenada pela secretária adjunta da Saúde, Ângela Maluf, e aplicada pela enfermeira Luana Gil Duarte.


 


O que é metodologia 5W2H?


As siglas 5W2H são iniciais de palavras que integram um checklist de ações que devem ser implantadas por gestores com o objetivo de acabar com dúvidas que possam surgir durante a execução de um processo. Os 5W’s correspondem a what (o que será feito?), why (por que será feito?), where (onde será feito?), when (quando?) e who (por quem será feito?), enquanto que os dois H’s significam how (como será feito?) e how much (quanto vai custar?).


O sucesso da metodologia na gestão de uma atividade estará sustentado pelas corretas respostas às sete perguntas 5W2H. “Essas respostas nos ajudarão na execução dos nossos projetos para a saúde e serão fundamentais para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados para a população”, salientou o secretário Magno Sauter.


 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium