Quarta, 25 de abril de 2018
(11) 98373-2619
Cotidiano

05/04/2018 ás 02h58

1.764

Cloves Ferreira

Cotia / SP

Prefeito Rogério Franco participa da inauguração do novo sistema produtor de água do Estado
O município de Cotia está entre os nove municípios que passam a ser abastecidos com água do novo sistema produtor
Prefeito Rogério Franco participa da inauguração do novo sistema produtor de água do Estado
Foto: Vagner Santos/SECOM

Na manhã desta terça-feira (3/04), o prefeito Rogério Franco participou da inauguração do Sistema Produtor São Lourenço, da Sabesp, que amplia a oferta de água potável para nove municípios da região, entre eles, Cotia. A inauguração aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA), em Vargem Grande Paulista, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman.


A construção do novo sistema produtor teve um investimento de R$ 2,21 bilhões e tem capacidade de fornecer até 6.400 litros de água por segundo. A água é coletada na Represa Cachoeira do França, em Ibiúna, passa por 49 km de adutoras, e uma elevação de 330 metros, até chegar à Estação de Tratamento de Água. Em seguida, a água percorre mais 32 km de adutoras antes de chegar às torneiras dos moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.



“[com o novo sistema] A região oeste da Grande São Paulo, que recebia água dos sistemas Cantareira e Baixo e Alto Cotia, será atendida pelo Novo Sistema Produtor São Lourenço”, disse Alckmin.



O governador relembrou a estiagem no ano de 2014 que causou grande impacto nos sistemas de abastecimento do Estado e do País. “Em 2014, choveu a metade do que choveu em 1953, que foi o ano de maior seca do século passado. Foi um período difícil”, disse Alckmin. “Foi feito um trabalho de ação. A Sabesp tem expertise e a resposta foi rápida. Entramos com o sistema de Válvula Redutora de Pressão (VRP) para não fazermos racionamento”, lembrou o governador. Foi neste período que o Governo Estadual iniciou a construção do São Lourenço.


“É uma obra muito importante que vai beneficiar toda a região e nos deixa mais tranquilos, pois mesmo em período de grande estiagem, a população não terá falta de fornecimento de água”, disse o prefeito Rogério Franco, sobre o nono sistema de abastecimento da Grande São Paulo e o quarto mais importante em capacidade de fornecimento de água, depois do Cantareira, Guarapiranga e Alto Tietê.


Participaram da inauguração os prefeitos de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, João Melo, de Ibiúna, Paulo Barufi, de Jandira, além dos deputados estaduais Marcio Camargo, João Caramez, André do Prado e Gilmaci Santos, o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, presidente da Arsesp, Hélio Castro.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium