Sexta, 14 de dezembro de 2018
(11) 98373-2619
Saúde

27/06/2018 ás 16h00 - atualizada em 29/06/2018 ás 10h51

2.486

Cloves Ferreira

Cotia / SP

Vacina contra a gripe é disponibilizada para novos grupos
A vacina está disponível nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Vacina contra a gripe é disponibilizada para novos grupos
Foto: Vagner Santos/SECOM

A Secretaria de Saúde de Cotia está vacinando dois novos grupos contra a gripe influenza: crianças com idade entre cinco e nove anos e, adultos, 50 a 59 anos. A vacina está disponível nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e será aplicada enquanto durar o estoque de doses enviadas pelo Governo Estadual. A mobilização nacional havia sido prorrogada até o dai 22/06 e, como diversos municípios ainda têm doses disponíveis, o Governo ampliou o público-alvo.


A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, mas a cobertura, até o momento, não chegou a 80%. Números do Ministério da Saúde, mostram que os casos de gripe em 2018 já são duas vezes maiores do que no mesmo período do ano passado.


Além das crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, devem se vacinar os profissionais da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, professores, privados de liberdade e comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis). Este público é definido com base no risco que estas pessoas têm de desenvolver formas mais graves da doença e por serem consideradas de maior potencial de transmissão do vírus. A vacina aplicada é a trivalente (H3N2, H1N1 e Influenza B).


Quem deve se vacinar contra a Influenza?


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está disponível para profissionais da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, professores, privados de liberdade, comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis), crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. 


Onde se vacinar?


Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os endereços das UBS’s de Cotia estão disponíveis em https://goo.gl/XThoR4


Quando?


Enquanto durar o estoque de doses enviadas pelo Governo Estadual;


Por que se vacinar contra a Influenza?


Recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, além de causar sintomas como febre, nariz entupido, cansaço, dor no corpo e estar por trás de complicações como pneumonia e infarto.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium