Quarta, 26 de setembro de 2018
(11) 98373-2619
Meio Ambiente

21/03/2017 ás 10h00 - atualizada em 22/03/2017 ás 04h02

2.461

Redação

São Paulo / SP

Cotia participa do programa Município Verde Azul
O primeiro ranking foi publicado em 2008, com a certificação de 44 municípios. A participação aumentou ao longo dos anos e hoje já passa de 600 cidades.
Cotia participa do programa Município Verde Azul

Cotia participa pelo oitavo ano seguido do Programa Município VerdeAzul, criado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.


O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.


A participação de cada cidade ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Cotia indicou dois representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária.


A participação dos municípios no VerdeAzul é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP). Para isso, precisam seguir ações propostas pelo programa, que conta com dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura Ambiental e conselho ambiental.


O programa oferece capacitação técnica aos representantes das cidades. Ao final de cada ciclo anual é publicado o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.


O primeiro encontro de capacitação dos representantes dos municípios começa nesta terça-feira (21), em Ribeirão Pires, no ABC paulista. A segunda etapa acontece dia 3 de maio, em Cotia.


O ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.


O primeiro ranking foi publicado em 2008, com a certificação de 44 municípios. A participação aumentou ao longo dos anos e hoje já passa de 600 cidades.


A liberação de recursos do FECOP independe do ranking alcançado pelas cidades. Cotia vem subindo no ranking por conta das ações desenvolvidas nos últimos anos e pulou da 262ª posição em 2015, com 48,08 pontos, para a 188ª, em 2016, com 52,27 pontos. Os municípios que atingem 80 pontos recebem premiação simbólica com entrega de certificado e troféu pelas ações desenvolvidas.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium