Sexta, 20 de abril de 2018
(11) 98373-2619
Colunistas

02/05/2017 ás 16h43

865

Por João Pedro (Guri MC)

Cotia / SP

Como surgiu o Rap e como o movimento chegou em Cotia.
Historia do Movimento, e como chegou até nossa cidade.
Como surgiu o Rap e como o movimento chegou em Cotia.
Batalha de Cotia/ Praça da Matriz - 16° Edição.

O RAP tem história!


O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960, um gênero musical que foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, em especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Anos mais tarde surge no Brasil, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows de rap eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck, o movimento de se juntar para promover o rap começa inicialmente com grupos de periferia que se reuniam na Galeria 24 de maio e na estação São Bento do metrô de São Paulo, lugar onde o movimento punk começava a surgir. Na década de 80, as pessoas não aceitavam o Rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia.


Recentemente conheci Josa Quadrado, uma pessoa que já conta com alguns anos no Rap, desde os anos 90, os chamados de Dinossauros do Rap. Trabalhou com alguns nomes do Rap e fez parte do filme: “Os filhos da São Bento” que fala sobre o Rap em SP, onde citam os quatro elementos – dançar, tocar, grafitar e cantar o Rap, foi b-boy há muito tempo atrás, colava sempre no movimento da São Bento e era reconhecido por lá, lançou há pouco tempo uma coletânea para dar espaço para os meninos que estão começando. “Quero mostrar a cara do RAP unido, um ajudando o outro, isso é importantíssimo, juntar gente para somar no Rap”, disse Josa Quadrado.


E Como o Rap surgiu em Cotia? O primeiro movimento de se reunir para promover o Rap, está acontecendo agora. Em Cotia é algo novo, mais promete durar anos e anos. O inicio veio por via das batalhas de rima, no caso duas, a batalha promovida pelo Koab MC e Dufree (referências no Rap Cotiano) e outra que realmente foi a primeira, promovida pelo Nunes MC, Leozin e Tiago (grandes Mc’s da conhecida Batalha da Aldeia). Tudo de fato começou com o Nunes, Leozin e Tiago voltando de uma batalha, eles se perguntaram o porquê de Cotia ser tão parada em relação ao Rap, Nunes morou em cotia, Leozin mora e Tiago é de perto , então decidiram organizar, a primeira se chamou “Batalha de Cotia” e era realizada sempre no último domingo do mês.” E fomos fazendo com equipamentos do Leozin mesmo, nós por nóis no corre” disse Nunes.


Eu Guri MC, lembro como o evento no Facebook bombou, a ansiedade tomou conta, no dia chegando ao local, percebi a diversidade que o Rap une, nas ruas skatistas, nos bancos da Praça Matriz de Cotia diversos Mc’s, alguns já rimando, os RedBangers, alguns menores, mulheres, homens, tinha de tudo um pouco. A roda estava lotada e a cada rima boa era meio ensurdecedor o barulho do público, todos com muita energia. Participei da 1ª batalha, um tanto nervoso, não consegui mandar nenhuma rima boa, justo Koab MC foi meu primeiro adversário, perdi para ele, mas ganhei e ganho até hoje um grande aprendizado de como fortalecer um movimento de corpo e alma. Devido a alguns compromissos, não posso colar todos os sábados nas batalhas, mas no último dia 18  marquei presença na Cotia Tem Rap (materia escrita a algum tempo). Numa noite fria com mais de 100 pessoas, público animadíssimo, rua lotada de skatistas, muitos gritos ou risadas a cada rima, muitos batalhando pela primeira vez, outros de fora (Itapevi, São Roque, Caucaia) e toda a rapaziada da região colando fortemente. O vencedor da noite foi LC, como sempre tirando grandes lições através do Rap. O RAP em Cotia já começou, o movimento tem crescido! E Você, o que vai fazer para deixar seu legado dentro dessa história?


COTIA TEM RAP! O RAP VIVE.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium