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COTIA: Prefeitura realizou cerca de 50 mil teleatendimentos em 1 ano durante a pandemia

Entenda como 18 médicos da Prefeitura de Cotia utilizam a tecnologia para atender a população e garantir o isolamento social e a segurança dos munícipes

Jornalismo
Por: Jornalismo Fonte: OM30
19/06/2021 às 11h20 Atualizada em 21/06/2021 às 05h35
COTIA: Prefeitura realizou cerca de 50 mil teleatendimentos em 1 ano durante a pandemia
Foto: Divulgação/OM30

A cidade de Cotia já contabiliza cerca de 50 mil atendimentos médicos, via telemedicina, em diversas especialidades desde abril de 2020. O serviço implementado logo após a sanção da Lei Nº 13.989/20, de 15 de abril de 2020, que autorizou a prática da Telemedicina no país enquanto durar a pandemia, tem garantido acesso à saúde, além de desafogar a rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) evitando o risco de contaminação de médicos e pacientes pelo novo coronavírus com a eventual ida à unidade de saúde.

O serviço de Telemedicina na cidade de Cotia é realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a OM30, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para gestão pública, que desenvolveu um sistema próprio de Telemedicina no início da pandemia para atender as necessidades das prefeituras.

“A Telemedicina é uma solução que pode ser implementada em menos de 1 mês, com muitos ganhos para o serviço municipal de saúde e para o cidadão”, esclarece Amaury Cunha Carvalho, diretor da OM30.

Por meio de um aplicativo, o cidadão que já tiver cadastro em uma unidade municipal de saúde pode agendar e realizar consultas de onde estiver. O paciente também recebe um lembrete e confirmação do agendamento, possibilitando que cancelamentos também sejam feitos remotamente, se necessário.

“Nos últimos anos, o serviço de saúde deu passos importantes de inovação e de tecnologia. A telemedicina é o reflexo de um destes avanços que se somam a outros. Todos os nossos trabalhos são voltados para a excelência no atendimento e no acolhimento adequado aos usuários do sistema, pois sabemos que cada falta implica em represamento da demanda”, destacou o prefeito Rogério Franco.

Desta forma, a Prefeitura de Cotia pode reduzir o tempo de espera para atendimento: entre abril de 2020 e abril de 2021, 45 mil pacientes foram atendidos de maneira remota. O uso da tecnologia também potencializou o trabalho dos profissionais de saúde, que têm a atenção totalmente voltada ao atendimento. Isso porque a estrutura mantém 5 profissionais no backoffice, que são responsáveis pela triagem, otimizando o tempo dos 18 médicos especialistas.

Entre as especialidades atendidas estão: reumatologista, alergista, cardiologista, cirurgião vascular, dermatologista, endocrinologista, gastrologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, pneumologista e urologista. Durante o atendimento, os médicos podem emitir atestados, receitas médicas e pedido de exames.

O sistema de atendimento à distância disponibilizado pela Prefeitura possui toda segurança e privacidade necessária, prontuários eletrônicos totalmente protegidos, prescrição médica com assinatura digital (receituário e atestados), facilidade de acesso e usabilidade simples, possibilitando melhor atendimento e prestação de serviços. A tecnologia atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo proteção da privacidade de todos os dados pessoais envolvidos no sistema.

Antes da Telemedicina o índice de consultas canceladas por não comparecimento na cidade jogava a taxa de absenteísmo para mais de 30%. Hoje, o médico consegue atender na hora quem estiver aguardando.

Processo de triagem para o atendimento via Telemedicina:

1.  O processo de triagem para o atendimento começa em uma consulta presencial na Rede Básica com os médicos generalistas (Clínico Geral, Ginecologista ou Pediatra), que encaminham para a rede especializada.
2.  Após o encaminhamento, o cidadão entra na fila de espera e a Central de Regulação agenda uma consulta na rede especializada.
3.  A informação de agendamento é enviada para a unidade básica de referência, que entra em contato com o paciente, informando data e horário da consulta por telefone.
4.  Em seguida, o paciente recebe um SMS com todas as informações passadas por telefone.
5.  Uma nova mensagem é enviada dois dias antes da consulta para confirmar ou não o agendamento.
6.  No dia da consulta, o paciente recebe um SMS com o link da sala para atendimento remoto e no mesmo momento uma mensagem de Whatsapp com as orientações e link de acesso a sala virtual de atendimento.
7.  No momento do atendimento, o técnico de suporte OM30 estabelece a comunicação com o munícipe e encaminha para a sala virtual do médico.
8.  O médico abre o prontuário eletrônico e realiza a consulta.
9.  Durante a consulta, o paciente pode enviar exames para serem analisados e o médico pode prescrever receituário médico, encaminhamentos, declarações e/ou atestados assinado digitalmente.
10. Caso seja necessário, o médico solicita o agendamento do retorno.

Pesquisa revela satisfação dos pacientes brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Doctoralia em dezembro de 2020 revelou que 86% dos brasileiros aprovam o uso da telemedicina. A experiência do paciente tem sido tão positiva que 81% afirmam que vão continuar utilizando a ferramenta pós-pandemia.

Perfil do paciente digital

Ao longo do último ano, o perfil do paciente digital também mudou. Em março de 2020, 69% dos usuários da Doctoralia eram mulheres e 31% homens. Em 2021, o público masculino cresceu e passou a representar 33,6% dos acessos. A faixa etária predominante em ambos os gêneros permaneceu de 25 a 34 anos.

Outra alteração relevante no perfil do paciente digital foi em relação à ferramenta utilizada para acessar a plataforma. De março de 2020 para 2021, aumentou o número de pessoas conectadas pelo celular (+4,4%) e caiu o acesso pelo computador (-4,2%) e tablet (0,2%).

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Cotia - SP
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Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
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