Sábado, 18 de Setembro de 2021
22°

Pancada de chuva

Cotia - SP

Cotidiano INCLUSÃO

Prefeitura de Cotia recebe mães e familiares de autistas para 1º roda de conversa

A vice-prefeita e Secretária de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, fez a abertura do evento

01/09/2021 às 14h05
Por: Redação
Compartilhe:
Prefeitura de Cotia recebe mães e familiares de autistas para 1º roda de conversa

Na tarde de terça-feira (31/08), a Prefeitura de Cotia, por meio do Fundo Social e da Secretaria de Saúde, realizou a 1ª Roda de Conversa sobre Autismo para diversos familiares de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento contou com a participação da vice-prefeita e   Secretária de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e aconteceu no Fundo Social de Caucaia do Alto. O tema foi “Construindo um laço de amor” e teve como objetivo conversar e ouvir estas famílias para avançar ainda mais no atendimento e inclusão.

Cotia foi a primeira cidade da Grande São Paulo a implantar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA), que garante atendimento preferencial em serviços públicos e privados, sem a necessidade de mostrar laudos ou documentos médicos que comprovem a condição da pessoa. “Foi um grande avanço [a CIPTEA]. O prefeito Rogério Franco sempre foi sensível e comprometido com a inclusão, com o atendimento especializado e sempre deu voz à população”, disse Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social.

A vice-prefeita e Secretária de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, fez a abertura do evento e falou dos esforços do poder público em avançar cada vez mais na inclusão. “Quando abrimos uma porta para receber a todos, realizar uma roda de conversa, significa que estamos tendo a iniciativa de ouvir, entender e tudo isso é um processo de construção para alcançar o objetivo de melhorar e aprimorar o atendimento”, destacou Ângela.

Presente, a moradora do Jardim Lavapés das Graças, Michele Aparecida Machado Brandeti, tem dois filhos autistas e achou o evento maravilhoso. “É a primeira vez que vemos se importarem com a nossa causa. As mães acabam vendo que os filhos não estão sendo excluídos, estão tendo inclusão perante o município. O cartão [CIPTEA] foi uma vitória, muito gratificante para a gente”, disse Michele.

Também participaram do evento: Katiuscia Domingues (Fundo Social), Carolina Tagliari (Fundo Social), Soraya Moraes, coordenadora da Saúde Mental de Cotia, Nilza Ferreira, da Atenção Básica, Eliane de Paula Rodrigues, do CAPS Infantil, Silvana Pires, nutricionista da Secretaria de Saúde e Solange Pires (uma das idealizadoras da roda de conversa), da Secretaria de Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias