Terça, 07 de Dezembro de 2021
14°

Pancada de chuva

Cotia - SP

Cotidiano Cidades

Santana de Parnaíba recebe “Prêmio Band Cidades Excelentes” na modalidade Eficiência Fiscal e Transparência

O município ficou em primeiro lugar no quesito entre as cidades do estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes.

21/10/2021 às 18h04
Por: Redação
Compartilhe:
Santana de Parnaíba recebe “Prêmio Band Cidades Excelentes” na modalidade Eficiência Fiscal e Transparência

Na última quarta-feira (20), o Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, realizou a primeira edição do “Prêmio Band Cidades Excelentes”, onde o município de Santana de Parnaíba se destacou com a primeira colocação do Estado de São Paulo na categoria Eficiência Fiscal e Transparência, no grupo das cidades com mais de 100 mil habitantes, com índice total de 90,54.

A premiação dividiu os 645 municípios paulistas  em três grupos: até 30 mil habitantes, de 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes e, para se chegar ao resultado foram analisados cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública, que levaram em conta as informações coletadas referentes ao ano de 2020. 

Essa primeira fase foi classificada como etapa paulista, e os 15 vencedores do estado de São Paulo estarão na fase final concorrendo contra os municípios de outros estados na fase nacional, que ocorrerá no mês de novembro e anunciará os três primeiros colocados de cada categoria. 

Presente no evento o prefeito Marcos Tonho recebeu das mãos do diretor regional do Grupo Bandeirantes, Rodrigo Neves, a premiação e emocionado ressaltou o trabalho desenvolvido na cidade ao longo dos últimos oito anos. 

“Uma noite muito especial aqui na Rede Bandeirantes, Santana de Parnaíba foi contemplada com prêmio  Eficiência Fiscal e transparência, isso graças a um trabalho que começou em 2013 pelo nosso sempre prefeito Elvis Cezar. Hoje, eu tenho a missão  de dar a continuidade ao trabalho sério de um grupo político comprometido, me sinto honrado por ter o privilégio de receber essa premiação, quero agradecer em primeiro lugar a Deus, e depois aos nossos colaboradores que fizeram essa premiação acontecer, meu muito obrigado”, finalizou. 

 Quem também esteve presente no evento foi o ex-prefeito Elvis Cezar, que teve participação ativa na conquista, já que os dados considerados referem-se ao período em que ainda era o chefe do executivo municipal de Santana de Parnaíba. O hoje apresentador da RedeTV parabenizou a cidade e o atual gestor do município. 

 “Quero parabenizar os servidores de Santana de Parnaíba e todo o povo de modo especial que acreditou que era possível a transformação de uma cidade, que agora está sendo reconhecida a melhor gestão fiscal e transparência do Estado de São Paulo. Parabenizo também o prefeito Marcos Tonho pela dedicação, por ser leal com o povo e com a administração dessa cidade”, finalizou o apresentador do Programa Brasil que Faz. 

Um dos pilares mais difíceis e essenciais  para o desenvolvimento de uma boa gestão pública é a Eficiência Fiscal e Transparência, e entre indicadores analisados para chegar a pontuação final no quesito estão: Percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e índice de transparência aderência ao plano de contas. 

Além de premiar os bons gestores, o Prêmio Cidades Excelentes do Grupo Bandeirantes, é uma iniciativa que incentiva os municípios  a trabalharem cada vez mais em prol da população e enaltece o trabalho que é desenvolvido por uma gestão comprometida no crescimento. Fora isso, possibilita que políticas públicas que foram sucesso em determinada cidade possam ser replicadas em outros municípios. 

Este prêmio ganha ainda mais notoriedade quando se coloca a prova uma gestão pública em meio à pandemia de Covid-19, que derrubou a arrecadação no mundo inteiro e, mesmo na adversidade, está construindo um novo Hospital Municipal, entregou 27 Escolas, 10 Parques, Maternidade, Pronto-Socorro Infantil, Ambulatório Médico de Especialidades, Unidades Básicas de Saúde,  3 Centros de Combate ao Coronavírus (dos quais um permanece em funcionamento), 6 Novos Centros Esportivos, Estádio de Futebol, Novo Centro Administrativo, Arena de Esportes, Arena de Eventos, Centro de Convenções, Central de Triagem e Resíduos Sólidos, Complexo da Saúde, CAPS Adulto e Álcool e Drogas, 12 Ginásios Poliesportivos, ETEC, FATEC, Poupatempo, 3 Terminais Rodoviários, 1 Centro de Convivência do Idoso, 6 Novos Complexos Esportivos com Piscinas, 5 Campos de Futebol, 3 Inspetorias da GCM, Base do Corpo de Bombeiros, Centro de Startups, UBS Animal, mais de 300 km de Pavimentação e Recapeamento, Duplicação de vias como as Avenidas Tenente Marques, Paiol Velho, Pentágono, Marechal Mascarenhas de Moraes, Via Parque, Complexo da Educação, Ponte, Túnel, Passarela, Iluminação Pública de Led e Casas Populares, tudo isso pagando as contas em dia, sem atrasar o salário de funcionários públicos, nem tomar empréstimos bancários. 

O que é o IGMA? 

 A plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) foi criada com o objetivo de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros. Na metodologia das cidades excelentes ela é a bússola que possibilita o monitoramento de cada um dos pilares do ciclo virtuoso de desenvolvimento municipal. Sua arquitetura foi desenhada para possibilitar que qualquer cidadão consulte a situação do seu município, entender as principais prioridades e a busca de cidades espelho. 

Baseada no conceito de BIG DATA, o Índice é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. Os dados são atualizados automaticamente assim que uma nova informação é disponibilizada. O algoritmo cruza as informações, processa os indicadores e possibilita a visualização de 3 formas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santana de Parnaíba - SP
Santana de Parnaíba - SP
Sobre o município Santana de Parnaíba é um município do estado de São Paulo, localizado na microrregião de Osasco, na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011.
Cotia - SP Atualizado às 05h45 - Fonte: ClimaTempo
14°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 19°

Qua 20°C 14°C
Qui 21°C 13°C
Sex 23°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias