Terça, 07 de Dezembro de 2021
14°

Pancada de chuva

Cotia - SP

Economia Economia

Transporte publico gratuito "tarifa zero" de Vargem Grande Paulista completa 2 anos

Para comemorar o sucesso do transporte público municipal gratuito, o prefeito Josué Ramos anunciou melhorias no sistema

05/11/2021 às 12h52
Por: Redação
Compartilhe:
Transporte publico gratuito

O programa Transporte Para Todos, criado pela Prefeitura de Vargem Grande Paulista e que ficou conhecido internacionalmente como Tarifa Zero, completa 2 anos no mês de novembro. Para comemorar o sucesso do transporte público municipal gratuito, o prefeito Josué Ramos anunciou melhorias no sistema.

Segundo ele, a frota será renovada com 5 ônibus mais novos que irão garantir conforte e agilidade no transporte.

“Tarifa Zero é um programa que veio para ficar, são dois anos de experiência na área social e na área do transporte dando mais qualidade de vida à população, mais dignidade, além da geração de emprego e renda. Agora estamos reavaliando o sistema de acordo com o que estamos ouvindo dos usuários, para que este transporte seja ainda melhor”, informou Josué.

Nesses 2 anos, Vargem Grande Paulista despontou no cenário nacional como a única cidade da grande São Paulo a oferecer transporte público gratuito. O projeto se tornou modelo em mobilidade urbana para outras cidades e até outros países, ganhando o “Prêmio Internacional de Excelência em Planejamento Urbano” da APA (American PlaningAssossiation).

 “Várias cidades têm nos procurado para conhecer o programa, saber em detalhes como foi implantado, benefícios gerados e funcionamento. Isso é muito gratificante, saber que fomos pioneiros neste projeto moderno, inovador e que oferece tantos benefícios para a cidade”, enfatizou o prefeito.

ECONOMIA FORTALECIDA

O programa trouxe vários benefícios não apenas para a população que não paga mais para andar de ônibus, mas também para o crescimento econômico da cidade. O número de passageiros triplicou, o que demonstra que as pessoas passaram a circular mais na cidade e a consumir no comércio local.

Antes da Tarifa Zero, eram transportados cerca de 36 mil passageiros por mês e, com a gratuidade da passagem de ônibus, agora são mais de 100 mil passageiros/mês. Assim, o custo de vida dos usuários do transporte público municipal diminuiu, o mercado de trabalho local foi aquecido e da mesma forma o comércio foi incrementado.

“A Tarifa Zero vai muito além da passagem de graça. Os munícipes estão circulando mais na cidade e consumindo no comércio local. Os moradores de bairros mais distantes como o Parque do Agreste e região, não vão mais para cidades vizinhas pagar suas contas e fazer suas compras, eles gastam o dinheiro que seria da passagem no comércio da nossa cidade. Isso tem movimentado e fortalecido a economia local, gerado mais oportunidades e proporcionado mais dignidade a todos”, afirmou Josué.

A geração de emprego e renda também se fortaleceu com o programa, já que as  empresas passaram a priorizar a contratação da mão-de-obra local, promovendo economia para o contratante.

ALCANCE SOCIAL

Com a pandemia do novo Coronavírus, a Tarifa Zero se tornou ainda mais importante para as famílias de baixa renda.

“Eu jamais esperava que este programa pudesse ser uma assistência social permanente. Enquanto que, neste momento de pandemia, as pessoas buscavam o auxílio emergencial temporário, o auxílio que as famílias estão e estarão recebendo será permanente. A Tarifa Zero é uma grande aliada pós-pandemia para auxiliar na retomada do emprego, além de continuar ajudando empresas, empregados, desempregados e a sociedade como um todo”, lembrou Josué.

A fim de atenuar as dificuldades que a pandemia trouxe, a Prefeitura de Vargem Grande Paulista também isentou a indústria e comércio da cidade da taxa do Transporte Público Municipal, de R$39,20 por funcionário, referente ao exercício de 2020.

A cobrança teve início apenas em janeiro deste ano, para não onerar os empresários e microempreendedores.

“Sabemos que com a pandemia muitos comércios tiveram que fechar suas portas, indústrias reduziram seu número de funcionários e as perdas foram muito grandes. Então prorrogamos algumas taxas, entre elas, a do transporte público que foi subsidiado para isentar os empregadores. Esta foi uma das maneiras que encontramos para ajudar este setor da economia neste momento de crise”, explicou o prefeito Josué Ramos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vargem Grande Paulista - SP
Vargem Grande Paulista - SP
Sobre o município Vargem Grande (ou seja, "várzea grande") é nome português antigo aplicado à várzea de vários rios por todo o Brasil. Na Freguesia de Cotia (fundada em 1723) e depois município de Cotia (fundado em 1856), Vargem Grande era o nome da região que ficava na confluência entre a várzea do atualmente denominado Ribeirão da Vargem Grande e a rota bandeirante no século XVII e rota de tropeiros que traziam muares do Paraguai nos séculos XVIII e XIX.
Cotia - SP Atualizado às 05h28 - Fonte: ClimaTempo
14°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 19°

Qua 20°C 14°C
Qui 21°C 13°C
Sex 23°C 14°C
Sáb 28°C 14°C
Dom 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias