Anuncie
CULTURA
Osasco terá encenação do “Auto da Paixão - Via Sacra Dolorosa”
Osasco terá encenação
17/04/2019 18h52Atualizado há 1 mês
Por: Abraão Farina
152
Foto Ismael Francisco
Foto Ismael Francisco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, apresentará nos dias 17, 18 e 19/4, às 20 horas, por ocasião dos festejos da Semana Santa, a encenação do mais popular drama religioso: “Auto da Paixão - Via Sacra Dolorosa”, encenado pelo Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos, na Escola de Artes César Antônio Salvi (Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360, Centro). A entrada é gratuita.

Inspirado nas tradições que narram a trajetória de Jesus desde o seu batismo à crucificação e à ressurreição, a história será contada e cantada com os lamentos de Verônica, personagem típico nas procissões do Senhor morto em cidades brasileiras.

O grupo mostra de forma não tradicional a história mais conhecida universalmente, com a base do teatro de rua, levando o espectador a uma vivência e experiência única, tanto em aproximação da história, quanto em relação a análise crítica e comovente da trajetória de Jesus; resgatando cantos e danças populares, como Maculelê, Boi, Ciranda, Festas do Divino e elementos circenses, fortalecendo as tradições folclóricas e populares brasileiras.

Nesta montagem, diferente dos outros espetáculos já encenados, o “Auto da Paixão – Via Sacra Dolorosa” explora a interpretação dramática dos atores, utilizando do espaço cênico, em que o público se move conforme as cenas do espetáculo, colocando o público como parte da história.

O espetáculo “Auto da Paixão - Via Sacra Dolorosa” tem duração de 80 (oitenta) minutos ese resume aos quadros da passagem de Jesus, contado por Verônica.

Do encontro com João Batista que é revelado a chegada do Messias, a história que vem permeando o século, se desenvolve nas passagens bíblicaso sofrimento de Cristo no deserto, a última Ceia, sua angústia no Monte das Oliveiras, seu sofrimento ao carregar a cruz, sua crucificação e finalmente, a ressurreição. E termina com o “Estandarte” que representa simbolicamente o Cristo Ressuscitado.

O roteiro pré-determinado conta com músicas compostas por Genivaldo de José, criadas de acordo com cada quadro montado, buscando inspiração dos cânticos tradicionais e canções populares que se permeiam desde o repente ao blues americano.

Mais sobre o espetáculo e sobre o Grupo Lira dos Autos:

O Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos surgiu em 2000, inicialmente com alunos da Escola de Artes Cesar Antônio Salvi, em Osasco, tendo como idealizador o diretor, ator e professor: Genivaldo de José, que levou ao Calçadão o espetáculo: “Auto de Natal”. Sua primeira concepção mesclava encenação tradicional com o experimental, realizado em um trio elétrico, desde então apoiado pela Secretaria de Cultura de Osasco.

Com a aceitação dos espectadores, o trabalho obteve uma segunda concepção cênica, com a inclusão de danças populares do nordeste.

A partir de 2005 o grupo ganhou corpo com profissionais em dança, música e interpretação. Em 2006 o grupo apresenta as tradições do santo casamenteiro nas épocas juninas com o espetáculo “Fulana dos Três Santos”, que conta a saga da jovem que pede aos Santos (São João, São Pedro e Santo Antônio) um casamento.

 

Em 2010, o espetáculo “Auto de Natal” foi premiado no Festival Estadual de Teatro, em Santa Barbara d´Oeste, como Melhor Espetáculo, Direção, Coreografia, Sonoplastia e Figurino, ano em que o grupo comemorava 10 anos de existência.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
OsascoOsasco - SP Osasco (pronúncia IPA: [o'zask?]) é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo[9][10], no estado de São Paulo. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962.
Cotia - SP
Atualizado às 21h09
17°
Poucas nuvens Máxima: 23° - Mínima: 14°
17°

Sensação

4 km/h

Vento

78.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
GOTOPMODELS
CAMBIOBR
Municípios
Câmara de Osasco
Anuncie JT - GIF 300x250 - Esportes
Últimas notícias
SUCOS PRATS
SUCOS PRATS
Rádio News
Radio News
Mais lidas
ANJ2
Ele1 - Criar site de notícias