Anuncie
CULTURA

Teatro: Vargem Grande Paulista recebe projeto cultural BuZum

Segundo os organizadores, a proposta é levar gratuitamente o encanto teatral em todo território nacional, de forma bem diferente do teatro fixo convencional

17/05/2019 18h09Atualizado há 4 semanas
Por: Cloves Ferreira
253

Mais uma vez o projeto BuZum trouxe lazer e cultura a Vargem Grande Paulista. Na última quinta-feira (16), o município recebeu o ônibus-teatro itinerante que leva teatro de graça a crianças e adolescentes pelo Brasil. Este ano, o espetáculo “Caipira” foi apresentado para mais de 450 alunos da Escola Municipal Antonia Xavier de Lima, no bairro Tijuco Preto.

O projeto BuZum! é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, e apoio do Instituto CCR e patrocínio da CCR ViaOeste e CCR Rodoanel. Segundo os organizadores, a proposta é levar gratuitamente o encanto teatral em todo território nacional, de forma bem diferente do teatro fixo convencional, onde são as pessoas que vão até o teatro. No entanto, é a cia. que vai às pessoas e funciona dentro de um ônibus-teatro, com as extraordinárias peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, em escolas públicas, além do público espontâneo que surge em cada município.

Foram sete sessões de 20 minutos cada, de manhã e tarde, em que os jovens tiveram a oportunidade de interagir com os artistas e conhecer um pouco mais do povo e cultura do interior do Brasil, já que a peça teatral mescla tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais. Além disso, “Caipiras” é uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

O público também pode levar o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos, tanto aos alunos, quanto aos professores.

O projeto BuZUm! foi criado em 2010, a fim de levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Vargem Grande Vargem Grande - SP Vargem Grande (ou seja, "várzea grande") é nome português antigo aplicado à várzea de vários rios por todo o Brasil. Na Freguesia de Cotia (fundada em 1723) e depois município de Cotia (fundado em 1856), Vargem Grande era o nome da região que ficava na confluência entre a várzea do atualmente denominado Ribeirão da Vargem Grande e a rota bandeirante no século XVII e rota de tropeiros que traziam muares do Paraguai nos séculos XVIII e XIX.
Cotia - SP
Atualizado às 18h57
19°
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 16°
19°

Sensação

13.2 km/h

Vento

73.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
GOTOPMODELS
CAMBIOBR
Municípios
Anuncie JT - GIF 300x250 - Esportes
Câmara de Osasco
Últimas notícias
Radio News
SUCOS PRATS
Rádio News
SUCOS PRATS
Mais lidas
ANJ2
Ele1 - Criar site de notícias