Sexta, 07 de Agosto de 2020 21:25
(11) 98373-2619
Mundo ITÁLIA

O Coliseu Quadrado atrai a curiosidade de muitos turistas.

Por essa você certamente não esperava! Coliseu Quadrado???

27/05/2019 09h00 Atualizada há 1 ano
681
Por: Mauro Beni
Quando falamos em Coliseu, a primeira coisa que pensamos é no Coliseu dos Gladiadores.
Quando falamos em Coliseu, a primeira coisa que pensamos é no Coliseu dos Gladiadores.

Assim como o Altar da Pátria também é conhecido como “Máquina de Escrever” ou “Bolo de Noiva”, o Palácio da Civilização Italiana ganhou o carinhoso apelido de “Coliseu Quadrado”. E vamos falar a verdade: esteticamente os arcos de um lembram os arcos do outro. 

 

Principal ícone de arquitetura fascista do bairro EUR, em Roma, hoje em dia o prédio hospeda a sede de uma luxuosa marca, a FENDI. Foi construído para a Exposição Universal Romana de 1942, que acabou não acontecendo por causa da guerra.

 

Sua construção iniciou em 1936, ele foi inaugurado incompleto em 1940, mas só foi concluído nos anos 50, quando todo o bairro EUR foi completado. Um dos arquitetos que presidiu a sua construção foi Marcello Piacentini, o “arquiteto de Mussolini”, que também projetou o Edifício Matarazzo, em São Paulo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú.

 

Grandes mestres do cinema gravaram cenas dos seus filmes no Coliseu Quadrado, como Bernardo Bertolucci, Roberto Rossellini e Federico Fellini.

 

Além da sua magnitude, a primeira coisa que chama a atenção é a frase escrita no topo do prédio: “Un popolo di poeti di artisti di eroi, di santi di pensatori di scienziati, di navigatori, di trasmigratori” que quer dizer “Um povo de poetas, de artistas, de heróis, de santos, de pensadores, de cientistas, de navegadores e de migrantes”.

 

Frase, digamos assim, ícone da cultura italiana, ou quando os italianos em geral precisam definir os seus dotes como povo. Seus arcos são distribuídos da seguinte maneira: seis na vertical e nove na horizontal. Por que esse número? O número de letras do nome e sobrenome de Benito (6) Mussolini (9).

 

O enorme prédio cujo interior possui uma decoração e arquitetura “racionalista” e mínima, ficou fechado por muitos anos, com aberturas excepcionais ao público, ou em ocasiões especiais durante a visita de chefes de Estado.

 

Bom, essa semana quando fui visitá-lo, estava fechado, mas a visita ao bairro é bem interessante, inclusive ao Lago EUR, com direito a remadas de caiaque.

 

Por Mauro Beni.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mauro Beni
Sobre Mauro Beni
Mauro Beni é Jornalista Correspondente Internacional. Atualmente baseado em Roma, reporta notícias da Itália e do Hemisfério Norte.
Cotia - SP
Atualizado às 21h19 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 23°

17° Sensação
10.3 km/h Vento
74.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias