Anuncie
ITÁLIA

O italiano Leonardo Fioravanti poderá disputar as Olimpíadas em Tóquio 2020.

A modalidade Surf é uma das cinco estreantes no programa olímpico. A disputa acontecerá na praia de Tsurigasaki, em Chiba, a 60km da capital japonesa e terá 40 competidores.

Mauro Beni

Mauro BeniMauro Beni é Jornalista Correspondente Internacional. Atualmente baseado em Roma, reporta notícias da Itália e do Hemisfério Norte.

02/06/2019 09h00Atualizado há 2 semanas
Por: Mauro Beni
98
O italiano Leonardo está focado para ganhar a vaga nas Olímpídas.
O italiano Leonardo está focado para ganhar a vaga nas Olímpídas.

Me lembro a primeira vez que fiquei em pé numa prancha de surf, férias de 1980, Mongaguá, lá tem o "Point", saída do Rio que desemboca no mar. Alguns anos depois eu já estava praticando bem e até me aventurei em campeonatos com premiação, viagem pro Peru e muito mais, foi lá que ouvi "Baby Snakes" do Frank Zappa, nunca vou me esquecer de certa vez, ter entrado numa bateria pra competir junto com o Petronio Lucas (Téta) da Tenan, um dos "Slater" da época, tinha o Reinaldo (Peruquinha), Fabio Gaya (Rebeca), Edmilson Ferreira (Tchê), Antonio (Tonho), Wagner (Wagnão) da WagnerToni que organizava os campeonatos e vários outros bons, mas esta é uma outra história, o “Tomate” do Jô e o Cleyton Conservani também começaram em “Monga”. Se não me falha a memória, nossas rodas de conversa dentro e fora do mar, era falar sobre o esporte, de um dia, talvez, estar dentro das olimpíadas, e agora, o surf será disputado em Tóquio 2020.

Para a Itália chegar a Tóquio 2020, Leonardo Fioravanti, nascido em Cerveteri, perto de Roma, disputará a World Surf League. O jovem surfista italiano está de volta entre os melhores do mundo, o objetivo é fechar entre os Top10 no mundial.

"Eu posso fazer isso. As ondas do circuito WSL são as melhores, me sinto à vontade. Eu sei que vai ser difícil, mas se eu continuar focado, tudo será possível” disse Leonardo Fioravanti.

As perspectivas são boas para o Brasil, no masculino, o país vive um momento de destaque no circuito, com o bicampeão mundial Gabriel Medina, o campeão mundial Adriano de Souza, Filipe Toledo, entre outros. No feminino, temos Tatiana Weston-Webb, nascida no Rio Grande do Sul, mas criada no Havaí, por decisão dela compete com a bandeira brasileira. Tatiana compõe, ao lado de Silvana Lima e Tainá Hinckel, que buscarão uma das vagas em Tóquio.

A competição olímpica contará com 20 homens e 20 mulheres, sendo que cada país pode inscrever no máximo 2 competidores por gênero. Lembrando que o palco será uma praia com cenário natural, bem conhecida do circuito mundial, aliás, o Circuito Mundial é uma das portas de classificação, distribuindo 18 vagas. Serão apenas 2 dias de disputa e a organização tem todo o período das Olimpíadas para realizar as baterias.

O formato adotado em Tóquio será o tradicional, com 4 surfistas disputando cada bateria e os 2 melhores avançando à fase seguinte. As baterias terão entre 20 e 25 minutos de duração, dependendo das condições do mar. Um grupo de juízes determinarão as notas dos surfistas, baseadas no tipo e dificuldade de manobras realizadas.

O sistema de classificação definido pela Associação Internacional de Surfe (ISA) e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), eles seguirão uma ordem de importância hierárquica de campeonatos, os atletas serão os primeiros elegíveis de cada um:

1. World Surf League 2019: 10 homens e 8 mulheres.

2. ISA World Surfing Games 2020: 4 homens e 6 mulheres.

3. ISA World Surfing Games 2019: 4 homens e 4 mulheres.

4. Jogos Pan-Americanos Lima 2019: 1 homem e 1 mulher.

5. Copa da Nação Anfitriã: Competição no Japão definirá 2 representantes do país-sede, 1 no masculino e 1 no feminino se não houver classificação por outro evento. Se houver, essas vagas serão reservadas para competidores do ISA World Surfing Games 2020.

Os primeiros classificados serão conhecidos ainda este ano, no PAN em Lima, Peru, no dia 11 de agosto e no WSG em Miyazaki, Japão, 15 de setembro, 2 gêneros de cada continente (África, Ásia, Europa e Oceania). Boa sorte a todos os competidores.

Por Mauro Beni.

  • O italiano Leonardo Fioravanti poderá disputar as Olimpíadas em Tóquio 2020.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Cotia - SP
Atualizado às 18h47
19°
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 16°
19°

Sensação

13.2 km/h

Vento

73.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
GOTOPMODELS
CAMBIOBR
Municípios
Anuncie JT - GIF 300x250 - Esportes
Câmara de Osasco
Últimas notícias
SUCOS PRATS
Rádio News
Radio News
SUCOS PRATS
Mais lidas
ANJ2
Ele1 - Criar site de notícias