Anuncie
CIDADES

Centro de Convivência completa sete meses atendendo e auxiliando pessoas em situação de rua

Em sete meses de funcionamento, o local já atendeu quase 60 pessoas

03/06/2019 13h56
Por: Cloves Ferreira
125
Foto: Vagner Santos/SECOM
Foto: Vagner Santos/SECOM

Desde novembro de 2018, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), passou a disponibilizar um Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua “Restaurando Vidas”, por meio de um Termo de Fomento com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, que fica em Caucaia do Alto. Em sete meses de funcionamento, o local já atendeu quase 60 pessoas, destas, seis retornaram ao convívio familiar e, atualmente, 30 são atendidas pelo Centro de Convivência.

Mais do que acolher a pessoa em situação de rua, o serviço oferecido pela Prefeitura busca reinserir o indivíduo à sociedade e, sempre que possível, à sua família, além da busca ativa com abordagens em locais ocupados por estas pessoas. “Ajudamos a pessoa a recuperar a cidadania. Ela é encaminhada para emissão de documentos, recebe orientação para se colocar no mercado de trabalho, busca desenvolver e despertar habilidades desta pessoa, além de atender as necessidades primárias de alimento, roupa, higiene pessoal”, disse Mara Franco, titular da SDS. Com a chegada do Inverno, a secretário explicou que devem ser intensificadas as ações de abordagem nas ruas, especialmente à noite, para entrega de agasalho, cobertor e sopa.

O Centro de Convivência é um novo modelo de atendimento a este público implantado pela gestão do prefeito Rogério Franco e funciona na modalidade Centro Dia, com possibilidade de per noite para os casos supervisionados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS]. Cabe ao CREAS também, fazer o encaminhamento para o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD). O programa, gerenciado pela SDS, já acomodou 11 pessoas que viviam em situação de rua em atividades de trabalho em secretarias e departamentos públicos.

No início deste ano, Lourival Rodrigues Penha deixou o seu estado natal, Minas Gerais, em busca de uma vida melhor em São Paulo. A situação ficou difícil e ele se viu em situação de rua. Bateu na porta do CREAS e foi muito bem atendido, como ele mesmo disse. “Fui muito bem tratado, conversaram comigo, me orientaram. Tive todo o apoio que precisava. Pediram para eu procurar o Centro de Convivência, onde fui bem recebido também, me inscreveram no Bolsa Família e iam me encaminhar para um emprego”, disse Lourival. Mas antes mesmo que a oportunidade pelo PEAD ou outra indicação do CREAS saísse, Lourival conseguiu um emprego em um restaurante e sorveteria no Jardim Sabiá. “Agradeço toda ajuda que tive antes e estou tendo agora, mas nem será mais preciso receber o Bolsa Família”, completou.

Reinaldo de Souza Moreira, dono da Sorveteria, afirmou que Lourival é um bom funcionário e que está dando um voto de confiança. “Achei ele muito sincero em dizer sobre a sua situação. Ele é um bom funcionário”, disse Reinaldo.

Números do Projeto Restaurando Vidas

7 meses em funcionamento

57 pessoas atendidas (até maio de 2019)

30 pessoas são acompanhadas

6 pessoas retornaram ao convívio familiar

7 precisaram de documentação, tiveram acompanhamento e já estão com os documentos

3 retornaram para a cidade natal

11 foram contempladas pelo Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD)

155 abordagens foram realizadas com pessoas em situação de rua

 

Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua – Restaurando Vidas

Endereço Estrada Água Espraiada, 1.100, Caucaia do Alto

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Cotia - SP
Atualizado às 18h57
19°
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 16°
19°

Sensação

13.2 km/h

Vento

73.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
CAMBIOBR
GOTOPMODELS
Municípios
Anuncie JT - GIF 300x250 - Esportes
Câmara de Osasco
Últimas notícias
Radio News
Rádio News
SUCOS PRATS
SUCOS PRATS
Mais lidas
ANJ2
Ele1 - Criar site de notícias