Anuncie
IDOSOS

Semana do Enfrentamento à Violência Contra o Idoso tem atividade em praça pública

Evento acontece na sexta-feira na Praça do Guarani, em Arraial do Cabo, das 9h00 às 12h00

11/06/2019 13h29
Por: Abraão Farina
34
Foto divulgação
Foto divulgação

Nessa sexta-feira (14/06), a Secretaria Municipal de Saúde de Arraial do Cabo, através da Consultoria Geral de Longevidade e Envelhecimento Humano (ConLongEH), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos, realiza na Praça do Guarani, de nove da manhã ao meio dia, atividades para lembrar o “Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”, que é celebrado no dia 15 de junho. Na ocasião, a equipe técnica do órgão recebe a população para falar sobre as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas voltadas à atenção da pessoa idosa.

Haverá painel falando sobre as formas de violência que constam do Estatuto do Idoso e rodas de conversa sobre Envelhecimento Ativo, Longevidade, entre outras. Também serão realizadas atividades físicas de alongamento e consciência corporal, durante a manhã, e aferição da pressão arterial e taxas de glicose para quem participar do evento.

O evento contará ainda com a participação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Arraial do Cabo; e da Coordenação de Saúde do Idoso, ligada ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, será distribuído um material informativo que explica os diferentes tipos de violência às quais os idosos estão sujeitos. “O objetivo do evento é informar e sensibilizar a sociedade sobre os direitos das pessoas idosas e a importância da denúncia.

Além disso, estabelecer estratégias de ações preventivas para o combate aos maus tratos sofridos pela população idosa no município. Não estamos falando aqui só de violência física, mas também da humilhação, da violência psicológica, da autonegligência, do abandono e negligência pela família, e até mesmo pelo Estado; do abuso financeiro e econômico e até mesmo da violência sexual”, explica a consultora Cristiane Fernandes, da ConLongEH.

15 DE JUNHO – DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2006, com realização de campanhas por todo o mundo. A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como normal.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Cotia - SP
Atualizado às 18h57
19°
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 16°
19°

Sensação

13.2 km/h

Vento

73.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
GOTOPMODELS
CAMBIOBR
Municípios
Câmara de Osasco
Anuncie JT - GIF 300x250 - Esportes
Últimas notícias
Rádio News
SUCOS PRATS
SUCOS PRATS
Radio News
Mais lidas
ANJ2
Ele1 - Criar site de notícias