Anuncie
ECLIPSE

Eclipse solar: os detalhes de fenômeno que será visível em partes do Brasil nesta terça

Se você não puder acompanhar o fenômeno nesta terça, conheça outras datas em que ele ocorrerá no Brasil e em outros países da América do Sul, segundo a Nasa

01/07/2019 15h38
Por: Abraão Farina
Fonte: R7
77
Arquivo da Internet
Arquivo da Internet

Ver um eclipse solar - como o que poderá ser observado nesta terça, dia 2 de julho, de forma parcial em alguns Estados do Brasil e total em regiões de países como Argentina e Chile - é sempre uma experiência especial.

As espetaculares imagens da lua interpondo-se entre a Terra e o Sol, e deixando tudo às escuras, falam por si.Um eclipse solar total é raro, e só é visível a partir de um mesmo lugar (como uma cidade) a cada 375 anos, em média.

Mas, de forma geral, esses fenômenos ocorrem em algum ponto da Terra aproximadamente a cada 18 meses.

Saiba a seguir quais são os próximos eclipses previstos - começando com o desta terça-feira - e de que tipo eles serão nos países da América Latina, segundo a Nasa, a agência espacial americana.

Um mapa no site da Nasa mostra os países e Estados que estão na rota do eclipse desta terça, assim como os horário de início, auge e fim do fenômeno.

Ele será total em uma faixa que começa no Oceano Pacífico Sul e segue em direção à América do Sul, até alcançar o norte do Chile e da Argentina. Em Buenos Aires, ele será "quase" total, e terá seu auge por volta das 17h42 locais.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o início do eclipse parcial é previsto para 17 horas, o auge as 17h54 e o fim às 18h44. Em Porto Alegre, no Sul do país, o auge do eclipse parcial será às 17h50, segundo o mapa. Já em algumas cidades do Nordeste, como Recife, Maceió e Natal, a agência informa que o fenômeno não será visível.

Chile e Argentina voltarão a testemunhar eclipses solares no dia 14 de dezembro de 2020. A faixa em que o eclipse será total no continente passará pelas regiões de La Araucanía e Los Ríos no Chile, bem como pela zona central das províncias argentinas de Neuquén e Río Negro.

O fenômeno também será visto parcialmente nos demais territórios da Argentina e do Chile, e ainda em Bolívia, Paraguai e Uruguai, e partes do Brasil, Equador e Peru.

"A sensação de medo durava vários dias, até semanas, depois do eclipse e também das súplicas a respeito", acrescenta Beamín.

14 de outubro de 2023

Muitos na América Latina terão que esperar até 14 de outubro de 2023 para ver um eclipse solar que, para alguns privilegiados, será anular.

Nesse tipo de eclipse parcial, a Lua passa em frente ao Sol, mas acaba por não tapar completamente o disco da nossa estrela - é possível ver um círculo de luz ao redor da Lua, como um anel de luz solar, na fase principal do evento. O espetáculo é diferente do eclipse total, mas também muito atraente.

Assim como há uma faixa de totalidade, há uma faixa de anularidade, que neste caso cobrirá partes dos Estados Unidos, México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil.

Entre as muitas cidades nesta faixa, estarão Albuquerque e San Antonio nos Estados Unidos, Campeche e Chetumal na península de Yucatán, no México, Cali na Colômbia e João Pessoa, a capital do Estado da Paraíba, no Brasil.

Todos os países do continente americano, porém, poderão ver este eclipse ao menos de forma parcial.

De 2024 até 2040

Se nenhuma das datas anteriores servir para você ou se você quiser planejar com (muita) antecipação, aqui está um calendário que vai além dos dois eventos já mencionados até 2040 e onde figuram apenas eclipses solares totais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Cotia - SP
Atualizado às 09h51
18°
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 11°
18°

Sensação

21.4 km/h

Vento

59.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
GOTOPMODELS
CAMBIOBR
Municípios
Câmara de Osasco
Anuncie JT - GIF 300x250 - Esportes
Últimas notícias
SUCOS PRATS
Radio News
Rádio News
SUCOS PRATS
Mais lidas
ANJ2
Ele1 - Criar site de notícias