Anuncie
FILHOS

Como lidar com o primeiro dia de aula no ensino médio?

Começar o ensino médio é uma experiência que pode ser difícil, tanto para os pais quanto para os novos alunos, devido às grandes mudanças que ocorrem nas rotinas dos adolescentes.

18/08/2019 18h11
Por: Redação (2)
49

O primeiro dia de aula no ensino médio, muitas vezes, pode parecer assustador. Mas lembre-se de que não precisa ser assim. Existem medidas básicas que podemos tomar para tentar fazer com que esse dia seja um dia normal e, até mesmo, evitar o nervosismo.

Como o primeiro dia de aula no ensino médio pode parecer muito estressante, já que representa uma grande transição na vida do nosso filho, hoje veremos algumas dicas para garantir que esse dia seja o mais simples e tranquilo possível. Dessa forma, a passagem para o ensino médio se tornará uma experiência positiva.

O tutor será fundamental durante o curso e no primeiro dia de aula no ensino médio

Nosso filho terá que estudar mais e começar a ser mais independente. Mas podemos lembrá-lo dos recursos que ele encontrará no ensino médio que podem ajudá-lo. Seu tutor ou tutora pode ser alguém em quem confiar. Essa pessoa será um guia nesse primeiro dia e durante o restante do curso.

O tutor pode ser alguém vital na vida de um adolescente no ensino médio e, no futuro, pode ser uma referência. Podemos incentivá-lo a se aproximar do tutor e a fazer perguntas e devemos lembrá-lo de que há a opção de buscar orientação direta se precisar.

Talvez o nosso filho pense que os professores e o tutor vão ser mais exigentes ou distantes com ele do que no ensino fundamental. Mas não precisa necessariamente ser assim, e devemos deixar isso claro. Professores e tutores terão o mesmo objetivo que antes: ensinar. Além disso, eles estarão lá para dar apoio quando necessário.

Os objetivos universitários podem esperar

Muitos estudantes podem começar o primeiro dia de aula no ensino médio pensando que, quando terminarem essa fase, entrarão para uma carreira universitária específica. Eles querem ser médicos, cientistas da computação, professores, etc.

Mas esses objetivos podem mudar ao longo do tempo e não há nenhum problema nisso. É importante conversar sobre isso com o nosso filho para evitar frustrações. Além disso, uma conversa adequada pode transmitir mais tranquilidade no primeiro dia de aula no ensino médio. Afinal, a sua tranquilidade também será a nossa.

Nossas expectativas como pais devem ser expostas desde o primeiro dia 

Uma boa ideia que tornará as coisas mais fáceis para nós e para o nosso filho será conversar sobre as expectativas que temos em relação a ele nesta nova etapa. Coisas como o que esperamos das suas notas e o que se espera dele, por exemplo.

Planeje quais atividades vão querer fazer além das aulas e quanto tempo eles acham que vão precisar para as novas tarefas. Sem dúvida, se tudo estiver esclarecido, o primeiro dia de aula será um dia melhor.

Comunicação

A importância de estabelecer uma comunicação com ele é uma questão importante. Por exemplo, saber como ele vai se comunicar conosco de dentro da escola caso necessário é algo que deve ser especificado por ambas as partes desde o primeiro dia de aula no ensino médio.

 

Todos, tanto nós quanto nosso filho, devem conhecer as regras da escola que ele vai frequentar em relação aos celulares. De que maneira eles são permitidos?

Por exemplo, em algumas escolas, eles devem ser desligados e só podem ser usados em caso de emergência. Em outras, eles podem ficar no modo silencioso, mas não podem ser consultados durante as aulas.

As novas tarefas

Com uma nova etapa de novos estudos, novas atividades extracurriculares, uma nova vida social e o descanso, nosso filho terá uma agenda cheia. É necessário que isso esteja claro desde o primeiro dia de aula no ensino médio.

Por isso, não devemos pensar que nosso filhos está começando a nos ignorar se estiver menos comunicativo ou passar menos tempo conosco. Provavelmente, ele está procurando o seu lugar em um espaço novo, dando valor às suas novas responsabilidades e conhecendo o seu novo mundo.

Não devemos tentar resolver os seus problemas

Certamente crescer significa, entre outras coisas, assumir a responsabilidade por nossas próprias ações. Assim, desde o primeiro dia no ensino médio, devemos considerar isso. Então, apesar de ouvir, oferecer sugestões e dar conselhos, não devemos tentar resolver todos os seus problemas.

Podemos deixar claro para o nosso filho que estaremos ao seu lado para o que ele precisar, mas sempre sem oprimi-lo. Não só porque ele deve entender que deve aprender a resolver os problemas sozinho, mas também para mostrar que confiamos nele e, assim, aumentar a sua autoconfiança.

Em suma, ter clareza sobre todas as novidades que essa nova etapa no ensino médio trará para o nosso filho e para nós mesmos será algo que vai ajudar ambas as partes. De fato, isso vai permitir que possamos lidar melhor com esse primeiro dia, tão temido, no ensino médio. Os outros dias também serão muito melhores seguindo essas diretrizes básicas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
CAMBIOBR
GOTOPMODELS
Municípios
Câmara de Osasco
Anuncie JT - GIF 300x250 - Esportes
Últimas notícias
SUCOS PRATS
Rádio News
Radio News
SUCOS PRATS
Mais lidas
ANJ2
Ele1 - Criar site de notícias