Creches - Prefeitura Cotia
CIDADES

Barueri é 1º lugar em Desenvolvimento Econômico e 4ª melhor cidade para negócios

Os dados foram levantados pela Urban Systems para a revista Exame

16/10/2019 12h04Atualizado há 4 semanas
Por: Marcos Soares
186
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O estudo “Melhores Cidades Para Fazer Negócios”, realizado pela Urban Systems para a revista Exame, acaba de divulgar o ranking 2019 e, mais uma vez, Barueri se destaca.

A cidade manteve o 1º lugar no indicador “Desenvolvimento Humano”, como em 2018, e subiu uma posição no ranking geral “Melhor Cidade Para Fazer Negócios”, ficando na 4ª posição (ano passado o município ocupou a 5ª posição).

“Mesmo com a retração econômica dos últimos anos, a cidade mantém-se como polo de emprego, atraindo população de outras cidades, com 1,47 empregos por População Economicamente Ativa”, registra o estudo. E destaca ainda: “Em momento de desaceleração econômica e interiorização da economia a cidade apresentou crescimento de 3,41% na frota de automóveis, superior à média brasileira, 2,79%”.

Este ano, Barueri também se destacou em outros indicadores econômicos importantes. É o caso de “Capital Humano”, no qual o município ocupa a 17ª posição. A cidade também aparece entre as 100 melhores em “Infraestrutura” (mantendo a 39ª colocação em comparação a 2018) e “Desenvolvimento Social” (78º lugar – uma posição acima do que no ano passado).

O secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (SICT), Joaldo Macedo Rodrigues – Magoo – diz que tais indicadores não surpreendem, pois o município leva a sério seu plano econômico ousado e os números comprovam isso. “O trabalho e os investimentos que Barueri vêm fazendo em diversos setores, focando justamente em sua recuperação econômica e social é tão sério e grandioso que não tem demorado para os resultados aparecerem. Estamos na dianteira do país em vários aspectos e a tendência é ultrapassar muitos outros ainda”, prevê o secretário.

Sobre o estudo

Há 20 anos a Urban Systems atua em inteligência e consultoria de mercado no Brasil. São mais de 900 projetos e 700 cidades analisadas em 11 eixos temáticos, além de mais de 300 indicadores. Para a pesquisa “Melhores Cidades Para Fazer Negócios”, que está na 6ª edição, a consultoria analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, baseando-se nas melhores oportunidades para se fazer investimentos. A versão 2019 considerou 317 municípios, pois tem como premissa analisar cidades com mais de 100 mil habitantes em 2018, de acordo com estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias