Creches - Prefeitura Cotia
Saúde

Saúde alerta que Hospital Regional de Cotia é referência no atendimento às vítimas de escorpiões

Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que a cidade anotou dois casos de picadas de escorpião, de janeiro até o momento

21/10/2019 10h52
Por: Marcos Soares
Fonte: Divulgação
21
Wagner Santos - divulgação
Wagner Santos - divulgação

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, a cidade teve dois casos de acidentes com escorpião, entre janeiro e 17 de outubro deste ano. Os casos foram anotados em Caucaia do Alto e no Jardim Sandra. Em Cotia, o Hospital Regional de Cotia é a unidade de referência para o atendimento de vítimas deste animal, já que conta com soros antiofídico (aracnídico, escorpiônico e lonômico/lagarta).

Os números da Epidemiológica mostram ainda que, em todo o ano de 2018, três moradores de Cotia foram picados por escorpiões e, em no ano anterior, uma pessoa foi vítima do artrópode. "Algumas medidas simples são fundamentais para evitar o aparecimento de escorpiões: manter telas nos ralos, vedação nas portas, eliminar frestas no chão e parede, manter o quintal limpo, não acumular entulhos e lixo orgânico", disse o secretário de Saúde, Magno Sauter.

Com a chegada do calor, os acidentes com este animal são mais comuns. Se acontecer a picada, a pessoa deve limpar o local com água e sabão, fazer compressa morna, procurar atendimento médico e, se possível levar o escorpião (desde que a sua captura não leve muito tempo, pois a prioridade é atender a vítima). Importante não espremer o local da picanha e nem fazer torniquete (utilizado para barrar a circulação), água fria e gelo pioram a dor, portanto, não utilizar.

O morador que notar a presença de escorpião em sua casa, nunca deve tentar manipular com as mãos desprotegidas. O ideal é, em segurança, capturar o escorpião, colocá-lo em um frasco com tampa e entregar no setor de zoonoses. O animal será enviado para o Instituto Butantã para identificação do exemplar. Esta identificação é importante que se ter o mapeamento da prevalência daquela espécie em determinada região.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
CotiaCotia - SP Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
TABLOIDE
TABLOIDE
CAMBIOBR
GOTOPMODELS
Municípios
Câmara de Osasco
Últimas notícias
SUCOS PRATS
SUCOS PRATS
Rádio News
Mais lidas
ANJ2
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias