Creches - Prefeitura Cotia
TARIFA ZERO

Programa Tarifa Zero: usuários e empresas deverão se cadastrar a partir do dia 5 de novembro

O cadastro deverá ser feito diretamente no site da Prefeitura

29/10/2019 14h06
Por: Marcos Soares
60

A partir do dia 5 de novembro, entra em vigor em Vargem Grande Paulista o transporte público gratuito, programa “Tarifa Zero”. Todos os usuários das linhas municipais e empresas da cidade terão 60 dias para se cadastrar no novo sistema e receber o cartão de acesso.

 

O cadastro deverá ser feito diretamente no site da Prefeitura (www.vargemgrandepta.sp.gov.br), que irá disponibilizar a partir do dia 5/11 uma plataforma do TARIFA ZERO com dois tipos de acessos: usuários (a partir de 6 anos de idade) e empresas para inclusão dos funcionários. Após concluir o cadastro, os usuários receberão via correio um cartão que deverá ser apresentado no momento do embarque aos ônibus das linhas municipais.

 

Este cartão tem como objetivo garantir maior controle de acesso, segurança aos usuários que estarão cadastrados e quantificar o número de passageiros que utilizam o transporte. “Este projeto será revisto a cada dois anos, a fim de analisarmos a quantidade de usuários, acessibilidade, qualidade e viabilidade do sistema. Por isso este cartão é essencial nesta avaliação”, explicou o prefeito Josué Ramos.

 

Tarifa Zero

O programa Tarifa Zero é uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada, que irá contribuir com uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte. "Vamos contar com o apoio dos empresários que irão ajudar a subsidiar o transporte municipal, porém com um valor inferior ao que já gastam", informou o prefeito.

 

As taxas serão pagas ao Fundo Municipal do Transporte e Trânsito Urbano (FMTU), criado pelas Leis Municipais 1068/2019 e 1092/2019 que tem como receitas: dotações orçamentárias; multas de trânsito; taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas); taxa de publicidade; publicidade em pontos de ônibus; entre outras.

 

“Os primeiros 60 dias serão subsidiados integralmente pela Prefeitura e, posteriormente, pelas receitas do FMTU. Porém, as empresas começarão a pagar a taxa apenas a partir de janeiro de 2020 para que possam planejar seu orçamento”.

 

Além de oferecer ônibus de graça aos usuários, a Prefeitura de Vargem Grande Paulista também vai melhorar a qualidade do transporte público municipal. A frota será ampliada de 7 para 13 ônibus, e o número de linhas passará de 4 para 7.

 

Outro investimento que já está em andamento é a construção de um Terminal Urbano de Ônibus, que está sendo construído na região central da cidade e por onde irão passar todas as linhas que circulam na cidade a fim de integrar todos os bairros.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias