Creches - Prefeitura Cotia
CASTRAÇÃO

Nova etapa de castração gratuita atende 436 animais domésticos

A segunda edição acontece em dezembro

01/11/2019 13h12
Por: Marcos Soares
49
Divulgação
Divulgação

As castrações de cães e gatos, agendadas para os dias 22, 23 e 24 de outubro no Parque Municipal Dom José, atenderam gratuitamente 436 animais. Foram submetidos ao procedimento 259 caninos (92 machos e 167 fêmeas) e 177 felinos (61 machos e 116 fêmeas). 

Mas, de acordo com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), outro número chamou a atenção: 104 procedimentos agendados (quase 20% do total das vagas disponíveis) não puderam ser realizados. 

Entre os motivos que impossibilitaram as castrações estão: falta, descumprimento de requisitos pré-operatórios como a necessidade de jejum do animal e a não apresentação do termo e da autorização assinados – a quantidade de esquecimento da documentação necessária contabilizou 60 casos, cerca de 11% dos agendamentos. 

Apesar de a Prefeitura implantar em seu portal, pela primeira vez, o agendamento on-line em conjunto com a marcação por telefone e conseguir atender aproximadamente 80% dos animais inscritos, o número de faltas foi considerável. Mesmo com a ferramenta para o cancelamento pela internet ou por ligação, as abstenções preocuparam a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. 

Em dezembro haverá novo agendamento e o secretário da pasta, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), pede que os munícipes fiquem atentos e não esqueçam de levar o termo e a autorização devidamente assinados no dia do procedimento e de deixar o animal em jejum para a castração, senão há risco de morte por complicações derivadas da cirurgia. “Quem colocar seu cachorrinho ou gatinho lá, virtualmente, cadastrar, por favor imprima a página, leia bonitinho e traga o bichinho em jejum para a gente. Ajude a Secretaria a ajudar vocês”, reforçou. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias