Creches - Prefeitura Cotia
#SUSTENTABILIDADE

Desenvolvimento Sustentável' é tema de projeto em escola de Cotia

Durante todo o ano, os alunos participaram de atividades educativas focadas na criação de alternativas sustentáveis.

08/11/2019 11h27Atualizado há 1 semana
Por: Marcos Soares
74
Foto: Vagner Santos/SECOM
Foto: Vagner Santos/SECOM

Um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da EM Prof. Otília F. S. Shimada, em Cotia, estão encerrando o ciclo de participação no Projeto Desenvolvimento Sustentável, idealizado pelo professor Michel de Castro Sousa. Durante todo o ano, os alunos participaram de atividades educativas focadas na criação de alternativas sustentáveis. Como parte do projeto, na manhã desta quinta-feira (7/11), os alunos visitaram a Cooperativa Coopernova Cotia Recicla e tiveram uma aula sobre reciclagem, ministrada pelo gestor ambiental Murilo Aguiar.

O projeto começou a ser desenvolvido no início deste ano e, de acordo com o professor Michel, como se trata de uma iniciativa com eixo transversal, o tema esteve presente em todas as disciplinas. "Tratamos o tema em leituras e atividades de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, porque o objetivo é realmente despertar atitudes cidadãs e levá-los à reflexão sobre 'o que eu posso fazer pelo Meio Ambiente?', além de deixarem um legado na escola, uma vez que este é o último ano deles na EM Shimada, e levarem consciência para a vida", destacou o professor.

A ideia do professor foi abraçada pelas Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agropecuária. Esta última, inclusive, levou o projeto 'Horta nas Escolas' para a EM Prof. Otília F. S. Shimada. "Os alunos são responsáveis pelo cultivo e pela colheita, inclusive, a produção vai para a merenda escolar", disse Michel. Ele explicou que o projeto contempla a coleta de óleo de cozinha usado e, em breve, vão implantar lixeiras para a coleta seletiva na escola.

O secretário de Educação, Luciano Corrêa, elogiou o trabalho com os alunos. "Iniciativas como esta merecem ser apoiadas e precisam continuar. Ficamos muito felizes em termos em nossa rede professores imbuídos desta vontade de formar alunos e cidadãos conscientes", disse Luciano.

O aluno Victor Gabriel, de 10 anos, falou sobre o que aprendeu no projeto. "Eu não sabia de muita coisa. Estou achando muito legal e aprendendo bastante. Quando a gente aprende, a gente polui menos, gasta menos. Não é fácil fazer tudo que aprendemos, mas é possível", disse.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
CotiaCotia - SP Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
TABLOIDE
TABLOIDE
CAMBIOBR
GOTOPMODELS
Municípios
Câmara de Osasco
Últimas notícias
SUCOS PRATS
Rádio News
SUCOS PRATS
Mais lidas
ANJ2
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias