Prefeitura Cotia - Estrada de Caucaia
FRANÇA - TECNOLOGIA

Lazareth, uma moto terrestre e aérea.

Lazareth LMV496, motor elétrico para trafegar e motor Maserati V8 para voar.

Mauro Beni

Mauro BeniMauro Beni é Jornalista Correspondente Internacional. Atualmente baseado em Roma, reporta notícias da Itália e do Hemisfério Norte.

18/11/2019 12h56Atualizado há 3 semanas
Por: Mauro Beni
Fonte: Lazareth Auto-Moto
Motor Maserati V8 com 1300 cavalos e até 6 turbinas.
Motor Maserati V8 com 1300 cavalos e até 6 turbinas.

Você já ouviu falar em Ludovic Lazareth? Ele é um construtor de motos e automóveis, francês, de criatividade sem limites. A fábrica leva o sobrenome dele e parece ter tornado possível o improvável, com a evolução da LM847 V8 de 470 cavalos, na LMV496, V8 5.2 com 1300 cavalos, com recursos futuristas e geometria de pêndulo para trafegar nas estradas e também para voar. Possui uma turbina JetCat de 96 mil rpm no centro de cada roda e acionando atuadores hidráulicos que inclinam as quatro rodas para fora e para cima, dois jatos extras podem ser adicionados perto do meio do chassi para suportar mais peso.

Você pode andar pela estrada, e depois disso, com o tráfego complicado, encostar em uma área de lançamento adequada, pressionar um botão que converte a moto de modo passeio para voar, e depois de aguardar cerca de 60 segundos pelo pré-aquecimento dos jatos, decolar e deixar o trânsito pra trás. O painel mostra as informações do voo diretamente ao piloto: velocidade, altitude, posição e velocidade da turbina, entre outros.

É realmente impressionante como o francês Ludovic Lazareth projetou e executou os braços exclusivos para voar e trafegar, cada uma das rodas traseiras precisa ser acionada para uso na estrada, e as rodas dianteiras tem capacidade de direção e frenagem, enquanto os cubos das rodas principais são construídos em torno de turbinas, grossas o suficiente para elevar esse monumento, com um pára-quedas balístico montado em cada roda também, caso as coisas dêem errado.

Como não há correntes que saem deste monstruoso motor Maserati, parece que a moto funciona com tração elétrica nas duas rodas traseiras no modo estrada, com autonomia de 100km. De fato, um incrível motor V8 tão grande e significativo que para manter o peso baixo, exigiu um grande desafio. Ela pesa apenas 140kg e produz 240kg de impulso no modo voo. O chassi foi feito de composto de carbono kevlar, porém sua autonomia de vôo é de 10 minutos, por enquanto.

Ludovic Lazareth testou a novidade em amarras a uma altura de 1m, com sua corajosa e leve namorada. A moto voadora foi lançada para pré-encomendas em Dubai no mês de outubro pela Gitex, pelo preço de aproximadamente R$ 2 milhões. Não é o único protótipo no estilo, porém o que mais me chamou atenção, foi a possibilidade de trafegar ou voar.

De Roma, Mauro Beni.

Confira no vídeo o funcionamento da transição:

 

  • Lazareth, uma moto terrestre e aérea.
  • Lazareth, uma moto terrestre e aérea.
  • Lazareth, uma moto terrestre e aérea.
  • Lazareth, uma moto terrestre e aérea.
  • Lazareth, uma moto terrestre e aérea.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias