Prefeitura Cotia - Estrada de Caucaia
ECONOMIA

Carne mais cara já provoca alta no preço do frango

Substituição da proteína bovina tem reflexo na inflação de outros itens

04/12/2019 22h50
Por: Cloves Ferreira
Fonte: Agora SP

A disparada no preço da carne bovina já é refletida na inflação de outras fontes de proteína, como o frango, indicam dados do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) medido pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Na capital paulista, a inflação do frango inteiro fechou novembro com alta de 1,34%. Na medição divulgada uma semana antes, a alta acumulada em um mês era de 0,78%. Ou seja, o aumento mensal acumulado no valor do produto quase dobrou entre as pesquisas realizadas no intervalo de uma semana.

A alta no preço indica que a população optou por aumentar o consumo de frango para substituir a carne bovina, cujo preço mensal acumulado em São Paulo subiu de 5,92% para 11,22% entre a penúltima e a última semana de novembro, afirma o coordenador do IPC do FGV Ibre, André Braz.

"O frango é o produto que tem a preferência do consumidor para a substituição da proteína bovina", diz Braz.

"Apesar de também estar sofrendo um processo de inflação, a ave é um alimento mais barato e isso permite às famílias atingir o seu objetivo principal, que é ter comida no prato, mantendo o equilíbrio do orçamento", comenta.

Além do aumento da procura no mercado interno, a demanda externa pelas aves produzidas no Brasil tem contribuído para a elevação dos preços -efeito semelhante ao observado na carne bovina.

A principal causa da demanda externa foi o extermínio de 40% do rebanho suíno na China devido à peste africana, o que levou o país a buscar outras proteínas.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) informou que ainda avalia o impacto da alta da carne em outros alimentos.

O Ministério da Agricultura afirma que o preço da carne vai baixar e se estabilizar, mas provavelmente não chegará aos patamares verificados antes da alta. A pasta diz que não haverá desabastecimento.

INFLAÇÃO DOS ALIMENTOS | CARNES EM ALTA

Comer frango e ovos é uma alternativa para evitar a alta da carne

Mas os preços desses alimentos também estão avançando rápido 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias