Prefeitura Cotia - Estrada de Caucaia
QUALIDADE DE VIDA

Secretaria de Saúde lança projeto “Mais Saúde com Menos Remédio”

O objetivo é, de forma gradativa, reduzir o uso de medicamentos por parte dos pacientes.

06/12/2019 18h36
Por: Marcos Soares
Wagner Santos - divulgação
Wagner Santos - divulgação

No final de novembro, a Secretaria de Saúde, por meio da coordenação de saúde mental em parceria com a Atenção Básica, lançou o projeto piloto ‘Mais Saúde com Menos Remédio’ que será desenvolvido com um grupo de aproximadamente 25 pacientes em acompanhamento psiquiátrico na rede municipal. A iniciativa será encabeçada pelo psiquiatra Paulo de Moraes que passa a atender este grupo na UBS do Atalaia com o objetivo de, de forma gradativa, reduzir o uso de medicamentos por parte dos pacientes.

“Diversos problemas são tratados com muitos remédios, por um longo período. Vamos analisar caso a caso e, gradativamente, o objetivo é chegar à máxima redução de remédios, garantindo a manutenção do bem-estar dos pacientes”, explicou Soraya Moraes, coordenadora da Saúde Mental de Cotia que, ao lado do psiquiatra Paulo de Moraes, idealizou a iniciativa.

O primeiro encontro com os pacientes aconteceu em grupo, para que o médico pudesse explicar as propostas do projeto. Muita gente ficou surpresa com os objetivos do projeto, mas aos poucos concordaram que se livrar de remédios com qualidade de vida vai ser muito bom. “No começo assusta um pouco pensar em diminuir remédio, mas vou tentar. Se puder me manter tranquila com menos remédio, vai ser bom”, disse a paciente Maria de Jesus Lopes.

O psiquiatra explicou que existem diversas formas de tratamento que vão além de tomar remédio. “Vamos avaliar se o uso prolongado de algumas medicações por parte de alguns pacientes não estará mascarando situações e vamos dar início à desmedicação”, explicou Paulo de Moraes.  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
CotiaCotia - SP Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
TABLOIDE
TABLOIDE
GOTOPMODELS
CAMBIOBR
Municípios
Câmara de Osasco
Últimas notícias
SUCOS PRATS
Rádio News
SUCOS PRATS
Mais lidas
ANJ2
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias