Prefeitura Cotia - Estrada de Caucaia
CULTURA

Retrospectiva cultural: oficinas, shows, sessões de cinema, saraus, exposições e muito mais movimentaram o ano em Cotia

Toda a programação foi gratuita e beneficiou pessoas de todas as idades

23/12/2019 12h32
Por: Cloves Ferreira

Ao longo de 2019, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, realizou diversos eventos culturais e ofereceu dezenas de oportunidades de capacitação em oficinas gratuitas, além disso, uma extensa programação de cinema aconteceu durante todo o ano na Biblioteca Batista Cepelos e, a partir de outubro, na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Caucaia. Foram diversas oficinas com renomados profissionais que trouxeram informações e aulas práticas sobre temas relacionados ao cinema, patrimônio histórico, webclipe, entre outros. Toda a programação foi gratuita e beneficiou pessoas de todas as idades.

"A cultura esteve bastante movimentada ao longo do ano. Fazemos uma balanço positivo e, para 2020, o projeto é continuar com o ritmo de eventos, oficinas e atrações para a população", disse Cabo Givaldo, secretário de Esportes, Cultura e Lazer. Ele lembrou que o Departamento de Cultura da secretaria ampliou e reforçou importantes parcerias que oportunizaram uma rica grade de eventos em Cotia. "Ampliamos a parceria com o Ponto MIS e, desde outubro, a biblioteca de Caucaia do Alto passou a receber a programação de cinema gratuito para os moradores", destacou.

Os eventos culturais ganharam praças públicas como o Sarau, Slam, Show de Talentos, Exposição de Carros Antigos, BiblioSesc, Encontro Poético, Caminhada da Cultura de Paz, Circuito Sesc, Projeto EmCena Brasil, workshop para artesãos, entre outros.

Entre as oficinas gratuitas estiveram oficinas de cinema, de fotografia mobile, de grafite, de narração de história, arte da palhaçaria, de direção cinematográfica artística, de webclipe, de representação LGBTQ nas telas audiovisuais, de horror no cinema brasileiro, da história da atuação do cinema, de patrimônio histórico e sua preservação e de fotografia e iluminação.

Aconteceram aulas de teatro, de dança cigana, danças brasileiras e muito mais. "A pujança cultural em Cotia foi largamente percebida neste ano. Programação gratuita e de qualidade aconteceram em Cotia e em Caucaia do Alto. Teremos muitas novidades em 2020", disse Gilmar de Almeida, gestor de Cultura de Cotia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
CotiaCotia - SP Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
TABLOIDE
TABLOIDE
CAMBIOBR
GOTOPMODELS
Municípios
Câmara de Osasco
Últimas notícias
SUCOS PRATS
SUCOS PRATS
Rádio News
Mais lidas
ANJ2
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias