Quinta, 02 de Julho de 2020 08:45
(11) 98373-2619
Saúde Cotia realiza

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre atendimento a pacientes psiquiátricos

Atendimento a pacientes psiquiátricos

19/03/2020 15h36
52
Por: Redação Cotia Fonte: SECOM

Seguindo com o projeto de construção de uma rede de atendimento eficiente e humanizado na área da saúde, a Secretaria de Saúde de Cotia, por meio da Coordenação de Urgência e Emergência, promoveu duas palestras sobre abordagem, acolhimento e atendimento de pacientes psiquiátricos para profissionais da saúde que trabalham na urgência e emergência, Centro de Atenção Psicossocial, Residência Terapêutica, Especialidades e Unidades Básicas de Saúde.

As palestras aconteceram em dois períodos, manhã e tarde, no auditório do Paço Municipal, com um público de cerca de 80 pessoas em cada turma. Os temas abordados na capacitação foram “Comunicação não violenta & mediação de conflitos”, ministrada por Cintia Moreira de Menezes, especialista em saúde mental e psiquiátrica da Unifesp 2017, instrutora de Mindfulness Unifesp 2018, facilitadora de mediação em saúde Unifesp 2019 e “Atendimento ao paciente psiquiátrico – foco na abordagem para contenção física”, comandada por Cintia Cristina da Silva Vasconcelos, enfermeira especialista em gestão e atendimento psiquiátrico.

“Quando um paciente psiquiátrico dá entrada em atendimento a abordagem exige um trato diferenciado por parte do profissional de saúde. Há situações que exigem muito preparo, calma e sensibilidade por parte de quem atende. Estas palestras acontecem para trazer, reforçar e destacar estas habilidades que precisam ser postas em prática”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

A supervisora de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Atalaia, Viviane Castro da Costa, participou da capacitação e ficou bem satisfeita com a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Acho muito importante [a capacitação]. Importante porque nos relembra e traz novas informações sobre a importância se nos colocarmos no lugar do outro, a importância de ouvir e atender as necessidades de forma humana, mesmo em meio à correria que temos em um pronto atendimento, sem mencionar que a abordagem para este público é diferenciada e precisamos de conceitos próprios sobre como lidar com ele”, disse a enfermeira.

Ao final das capacitações, os participantes receberam certificado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP

Cotia - São Paulo

Sobre o município
Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
Cotia - SP
Atualizado às 08h30 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 16°

° Sensação
14.8 km/h Vento
73.9% Umidade do ar
20% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 16°

Sol com muitas nuvens
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias