Quinta, 09 de Julho de 2020 14:03
(11) 98373-2619
Meio Ambiente Cotia realiza

Visita à Estação de Tratamento de Água com trilha pela Reserva Florestal Morro Grande marca a estreia da Jornada do Patrimônio Cultural de Cotia

Visita à Estação de Tratamento de Água com trilha pela Reserva Florestal Morro Grande

19/03/2020 15h42
50
Por: Redação Cotia Fonte: SECOM
Visita à Estação de Tratamento de Água com trilha pela Reserva Florestal Morro Grande marca a estreia da Jornada do Patrimônio Cultural de Cotia

A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, em parceria com a Sabesp, realiza a 1ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural do Município com uma ‘Visita Espontânea Monitorada à Barragem da Graça|Reserva Florestal do Morro Grande/Estação de Tratamento de Água (ETA) do Morro Grande’. A visita com trilha está programada para o dia 21 de março - havendo número mínimo de 20 inscritos, serão abertas duas turmas (manhã e tarde). A programação marcará a celebração do Dia Mundial da Água [22 de março]. Todo o passeio será acompanhado por monitora e terá duração entre duas e três horas.

 

Durante o passeio, os participantes farão uma trilha de 800 metros em plena reserva de Mata Atlântica, percorrerão o trajeto da ETA até a Barragem da Graça. Durante a caminhada, a monitora contará sobre história dos índios Carijós, rios do sistema, fauna, flora e captação de água. Na volta, a trilha será de 1.600 metros pelo entorno da Reserva Florestal.

 

Para participar é preciso se inscrever presencialmente na Biblioteca Batista Cepelos e apresentar documento original, oficial, com foto. O passeio é liberado para crianças a partir de cinco anos de idade, não há limite máximo de idade, mas o percurso não é indicado para quem tem dificuldade de locomoção.

 

“Este é um sonho antigo que agora, em parceria com a Sabesp, conseguiremos realizar. Vamos dar a oportunidade para o morador de Cotia e da região de conhecer essa riqueza natural que temos em nossa cidade. A nossa riqueza de água e de mata é um patrimônio que precisa ser preservado, por isso a visita é monitorada”, disse Cabo Givaldo, Secretário de Esportes, Cultura e Lazer.

 

O Secretário adjunto e Gestor de Cultura, Gilmar de Almeida, lembrou que esta é a primeira vez que a Prefeitura faz parceria com a Sabesp para viabilizar visitas espontâneas nestes mais de 100 anos de ETA. “Esperamos que com esta iniciativa a gente inspire e multiplique nas pessoas a sensação de pertencimento, de cuidado e de carinho com a riqueza natural que temos. É a primeira, em mais de 100 anos de ETA, que temos esta abertura para visitação, antes eram só grupos dirigidos e teremos novas turmas para o mês de abril”, afirmou.

 

"A Reserva do Morro Grande é uma das últimas áreas nativas da Grande São Paulo e guarda as represas do Alto Cotia, o mais antigo sistema de produção de água em operação na região. Sua preservação é muito importante para toda a população e é motivo de grande orgulho para a Sabesp", diz Paulo Massato, diretor da Região Metropolitana da Sabesp.

 

O passeio será acompanhado pela monitora Luzia Helena Almeida, jornalista/turismóloga, analista de comunicação e educação ambiental da Sabesp.

 

Sobre a ETA e a Reserva Florestal do Morro Grande

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Grande tem 103 anos, é responsável pelo tratamento de 900 a 1.200 litros de água por segundo (l/s) e abastece 420 mil pessoas, aproximadamente, nas cidades de Embu/Itapecerica da Serra e Cotia.

A Reserva Florestal do Morro Grande é um Patrimônio da Humanidade, faz parte do cinturão verde da reserva da biosfera da cidade de São Paulo. É um lugar importante para Cotia, para o estado de São Paulo, para o Brasil e para o planeta.

 

  

Serviço

1ª Jornada do Patrimônio Cultural de Cotia

‘Visita Espontânea Monitorada à Barragem da Graça|Reserva Florestal do Morro Grande/Estação de Tratamento de Água (ETA) do Morro Grande’

Dia 21 de março (10h e 14h)*

Inscrição presencial na Biblioteca Batista Cepelos (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1.147, Parque Bahia)

Apresentar documento original oficial com foto

Indicação: A partir de 5 anos de idade, acompanhado de responsável

No dia do passeio: levar lanche, água, usar roupa confortável, tênis, repelente e protetor solar

Estacionamento no local

Ponto de encontro: ETA Morro Grande (Estrada do Morro Grande, km 42,5, próximo da Escola Estadual José Barreto)

Novas visitas estão programadas para os dias 2 e 25 de abril.

*Limite mínimo de 20 e máximo de 80 pessoas. Serão abertas duas turmas (manhã e tarde) caso haja o mínimo de inscritos para cada período.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP

Cotia - São Paulo

Sobre o município
Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
Cotia - SP
Atualizado às 13h56 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 22°

18° Sensação
18.5 km/h Vento
54.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias