PMC- CoronaVirus
Coronavíros

Saúde de Cotia monta Time de Resposta Rápida (TRR) contra o Coronavírus

Até o momento, Cotia não tem nenhum caso suspeito de Covid-19. Formação do TRR é para garantir rápido bloqueio caso algum paciente procure a rede municipal com sintomas e histórico de contato com caso confirmado ou viagem aos países considerados de ris

28/02/2020 16h16
Por: Redação Cotia
Fonte: SECOM
17

A Secretaria de Saúde de Cotia montou um Time de Resposta Rápida (TRR) contra o Coronavírus (Covid-19). O objetivo é dar início ao protocolo de atendimento aos casos suspeitos imediatamente após o paciente dar entrada em uma das unidades de urgência e emergência da rede municipal. Será considerado caso suspeito aquele em que o paciente apresentar febre associada a sintomas respiratórios (como tosse e dificuldade para respirar, por exemplo) e que tenha viajado para um dos países com potencial risco de transmissão de Covid-19 [veja abaixo], ou que tenha tido contato com pessoas com suspeita da doença ou com caso confirmado. Até o momento, Cotia não anotou nenhum caso suspeito da doença.

Integram o TRR coordenadores dos Pronto Atendimento (PA’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Vigilância Epidemiológica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), responsáveis pela coordenação das ações dos profissionais médicos e equipe de enfermagem nas unidades. Todos atuarão em consonância com o fluxo de atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. Este fluxo dará mais agilidade à identificação de um caso suspeito e norteará o comportamento dos profissionais de saúde que o atenderem. “Um dos cuidados imediatos é o isolamento deste paciente. Ainda que os sintomas não apontem para gravidade, ele não pode aguardar em uma recepção normal, por exemplo”, destacou Magno Sauter, secretário de Saúde.

O fluxo de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19 foi elaborado por uma equipe da própria Secretaria de Saúde. “Temos como base o preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, mas adequamos à realidade de nossa estrutura de urgência e emergência”, destacou Sauter. Ele salientou que o momento é de atenção e de alerta, mas não há motivos para pânico por parte da população. “Cuidados simples como higienizar as mãos, evitar tossir e espirrar sem proteger boca e nariz, evitar locais fechados já ajudam muito na proteção. Some-se a isso hábitos saudáveis na alimentação”, completou o secretário de Saúde.

 

 

Qual caso será considerado suspeito de Covid-19?

Pacientes que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse e dispneia), que tenham histórico de viagem à área com transmissão local, nos últimos 14 dias, ou que tenham tido contato próximo com caso de Covid-19 confirmado em laboratório ou caso suspeito, nos últimos 14 dias.

 

Qual é a área de risco com transmissão local de Covid-19?

São considerados países com potencial risco de transmissão de Covid-19 os países: Alemanha, Austrália, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Tailândia, Vietnã, e Singapura (Atualizado em 24 de fevereiro).

 

Como se prevenir do coronavírus?

Até o momento, não existe vacina ou medicamento que proteja do vírus, no entanto, sabe-se que ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Cuidados com a higiene pessoal são, até o momento, a melhor forma de prevenção.

Portanto, é preciso lavar as mãos com água e sabão frequentemente, especialmente após tossir, espirrar, ir ao banheiro. Se possível, tenha um álcool em gel na bolsa, principalmente se usar transporte coletivo.

Se tossir ou espirrar, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável.

 

Devo usar máscara?

O uso de máscaras reduz um pouco o risco de infecção, mas ela só é indicada em situações de risco de surto intenso ou em caso confirmado.

 

Posso viajar para os locais considerados de maior risco?

A recomendação do Ministério da Saúde, do Centro de controle de Doenças dos Estados Unidos e da Sociedade Brasileira de Infectologia é para que as viagens aconteçam apenas em caso de extrema necessidade.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
CotiaCotia - SP Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
TABLOIDE
TABLOIDE
ANJ-Coronavirus
CAMBIOBR
GOTOPMODELS
Municípios
Câmara de Osasco
Últimas notícias
Rádio News
SUCOS PRATS
SUCOS PRATS
Mais lidas
ANJ2
Anúncio