Quinta, 09 de Julho de 2020 04:27
(11) 98373-2619
Geral Maio Laranja

Maio Laranja: é preciso falar disso!

A psicóloga lembra que esse mês serve como alerta sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes

29/05/2020 13h06 Atualizada há 1 mês
729
Por: Entretenimento Fonte: Priscilla Silvestre
Maio Laranja: é preciso falar disso!

Por Ellen Moraes Senra

Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul: cada mês e cor representa uma campanha específica, prevenção ao suicídio, prevenção do câncer de mama e prevenção do câncer de próstata respectivamente.

Todavia, me peguei essa semana ouvindo falar sobre o Maio Laranja e, imaginem a minha surpresa, ao saber que se trata de uma campanha importantíssima e da qual eu, psicóloga, não tinha conhecimento.

Maio Laranja é  o mês de campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e pouco se fala sobre isso.

Se não fosse uma live promovida pela  psicóloga e idealizadora do Instituto "É Possível Sonhar", Daniela Generoso, que presta suporte emocional, acolhimento e orientação de famílias onde ocorrem casos de abuso sexual, eu nem sequer saberia da existência dessa campanha de tamanha importância.

Maio Laranja e a importância de falarmos sobre a exploração sexual 

Achei essencial escrever esse artigo para alertar que nem sempre falamos do que precisamos falar e, com isso, nossas crianças e adolescentes continuam sofrendo calados, não só pelo abusador, mas também por uma sociedade que se cala diante de demandas que geram incômodo.

Ainda que pessoalmente, eu mesma sinto embrulho no estômago só de imaginar que existe um mundo onde crianças e adolescentes tem seu direito básico à proteção e segurança negado e, por consequência, tem o corpo violado e muitas vezes a perda da identidade ou mesmo a vontade de viver.

Esse artigo é um chamado para que possamos chamar a atenção para campanhas como essa, instituições como a acima citada e para que possamos fazer a nossa parte ajudando, observando sinais, orientando, auxiliando e, principalmente, denunciando casos como esses que ocorrem diariamente no mundo, mas que deixamos passar despercebidos em detrimento de assuntos mais importantes ou menos incômodos.

Precisamos falar sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes sim!

Para saber mais sobre o trabalho do Instituto "É Possível Sonhar", acesse a Fan Page facebook.com/institutoepossivelsonhar e ajude a acabar com o abuso impune em nossa sociedade.

 

Quem é Ellen Moraes Senra?

 Ellen Moraes Senra é psicóloga, palestrante, escritora e professora universitária. Escreve livros para todas as faixas etárias, assim como também para o público negro, sempre com a proposta de que o diálogo, o autoconhecimento e o autoamor são as bases para a felicidade tanto consigo mesmo, quanto com as demais relações a serem construídas na vida.  

>Dentre suas obras estão “Autoamor: um caminho para a autoestima e regulação emocional feminina”, “A psicologia e a essência da negritude” e “Feiurinha Sabe tudo”. Também é colunista do Jornal Empoderado, da Revista Statto e do Programa Em Destaque, no quadro “Olhar para Si”.

Saiba mais em @psicologaellensenra

.

Caso saiba de algum abuso, NÃO SE CALE:

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP
Atualizado às 04h26 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 18°

13° Sensação
8.1 km/h Vento
82.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias