Quinta, 01 de Outubro de 2020 14:57
(11) 98373-2619
Cotidiano JUSTIÇA

Juízes promovem ações sociais durante a quarentena

Ações atenuam impactos do distanciamento social

12/08/2020 10h56
543
Por: Cloves Ferreira
Reprodução
Reprodução
A quarentena instituída em razão da pandemia de Covid-19 estimulou o brasileiro a cuidar do próximo. Em todo o País, pessoas e empresas estão engajadas e participando de ações sociais. No Tribunal de Justiça de São Paulo não é diferente. Além das diversas campanhas de arrecadação de fundos e alimentos para doações, magistrados e servidores também têm participado e promovido iniciativas que minimizam os impactos do distanciamento social. 
Há cerca de um mês, a juíza de Bauru Marina Freire criou o projeto “Leitura Amiga” para levar o hábito da leitura às crianças acolhidas institucionalmente. Por meio do aplicativo Zoom, a magistrada começou lendo, uma vez por semana, livros infantis aos abrigos que se cadastraram na iniciativa e criou um perfil no Instagram (@projetoleituraamiga) para divulgar o trabalho. Cerca de 40 pessoas já se interessaram pelo projeto e se disponibilizaram a serem leitores amigos. “Eu trabalho com crianças abrigadas há bastante tempo, sou mãe e leio muito para meus filhos. Percebi o quão importante para a vida deles essa atividade é e decidi estender aquilo que já fazia todos os dias a outras crianças”, conta Marina Freire.
Atualmente as leituras acontecem todos os dias, às 20 horas, para crianças de 20 instituições cadastradas. “Consegui doações de notebooks para alguns abrigos que não tinham acesso ao projeto por conta da ausência de equipamentos. O trabalho está crescendo e diversos colegas juízes se interessaram”, destaca. Qualquer pessoa pode se tornar um leitor amigo. Basta selecionar um livro infantil, criar uma reunião no Zoom e disponibilizá-la aos abrigos cadastrados. “Cada pessoa tem um jeito, uma forma de interagir. O projeto é bem simples, a gente se conecta pelo Zoom, os abrigos que eu cadastro também se conectam e nós fazemos a leitura, como uma live normal. Algumas pessoas têm dificuldades com o Zoom, mas eu ensino a manejar e também verifico o livro a ser lido”, explica a magistrada. Interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelo perfil do Instagram @projetoleituraamiga.
Osasco
No início de abril, a equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Osasco lançou campanha de arrecadação para a compra de cestas básicas e itens de higiene para moradores de rua e de comunidades da comarca. “A campanha cresceu e nosso Cejusc passou a ser um centro de distribuição de doações. Vieram outros parceiros, como assistentes sociais, educadores e promotores de Justiça, que só fizeram o projeto crescer”, conta o juiz coordenador do Cejusc, Mario Sergio Leite. Agora em agosto, o projeto chega à segunda etapa com a meta de distribuir 180 kits para famílias da comunidade de Fazendinha, em parceria com a iniciativa “Arte na Lata”. Interessados em doar podem contatar a equipe pelo WhatsApp (11) 94510-9689.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP

Osasco - São Paulo

Sobre o município
Osasco (pronúncia IPA: [o'zask?]) é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo[9][10], no estado de São Paulo. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962.
Cotia - SP
Atualizado às 14h47 - Fonte: Climatempo
36°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 36°

34° Sensação
11.6 km/h Vento
20.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (03/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 21°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias