Sexta, 23 de Outubro de 2020 05:49
(11) 98373-2619
Cultura PROJETO CULTURAL

ONG desenvolve arte para mudar vida de jovens carentes em Cotia

Educadores voluntário participam do projeto de Apadrinhamento Cultural

12/02/2018 09h26
1.285
Por: Entretenimento
Alunos participam de aula com músico voluntário
Alunos participam de aula com músico voluntário

Levar arte à periferia é mudar a realidade das crianças da comunidade. Esse é o objetivo do projeto de apadrinhamento Cultural, criado há dois anos pela organização não governamental (Ong) Condec. Educadores voluntários passam ensinamentos de música, teatro, artes, cidadania e esporte para crianças e adolescentes que moram em bairros carentes de Cotia. Neste início de 2018, o projeto está contando com 80 participantes, mas a média de crianças beneficiadas é de 1,2 mil por ano.

A idéia do projeto surgiu de uma atividade artística no Jardim Lavapés das Graças, realizada para levar um pouco de cultura àquela comunidade. Na primeira semana, 15 crianças se inscreveram nos trabalhos. Depois de três meses, o número aumentou para 110. “A gente viu que dava certo e resolveu ampliar para outros lugares”, comenta Clovis Ferreira, diretor da ONG. Atualmente, 6 educadores voluntários estão dando aulas de segunda à sábado em escolas e associações de bairro. Para participar do projeto, as crianças e adolescentes precisam estar matriculados na escola e apresentar o boletim com boas notas.

De acordo com Ferreira, além de dar acesso à cultura, o projeto está conseguindo mudar o comportamento das crianças. “O resultado está sendo 100% positivo. A auto-estima deles aumenta e o relacionamento com a família também melhora”, afirma. Ele destaca casos de alunos que não se entrosavam com ninguém, ficando isolados. “Em apenas um mês, eles já se apresentam bem mais soltos, participando ativamente da escola também. Apesar de ser um trabalho de conjunto, a questão individual é valorizada”, conta o diretor.

Foi exatamente o que aconteceu com Bruno de Moura Silva, 16 anos, aluno da Escola Estadual Odair Pacheco, no Atalaia. “Eu era muito fechado e hoje estou feliz”, comenta. Ele buscou as aulas complementares de violão, há um ano, porque sempre gostou de música. “Eu mudei e aprendi muita coisa também”, afirma. Bruno já tem uma banda, que ainda está na fase dos ensaios. Como cursa o terceiro ano do ensino médio, ele vai prestar vestibular no final de 2018. “Eu ainda não sei para qual curso, mas será algum relacionado com isso”, explica. “Esse é o poder da arte. Deveria ser obrigação de todos os artistas realizar serviços desse tipo”, avalia o diretor da ONG.

Descobrindo talentos

Clovis aponta que alguns talentos estão sendo descobertos tanto na área artística quanto em outros segmentos, possibilitando a essas crianças a chance de vencer na vida. “Eles não tinham a oportunidade de correr atrás de um sonho ou tentar sair da situação de como vivem. Se não, ficariam sempre desse jeito. Eles estão buscando um futuro melhor”, explica. Todo o dinheiro para o andamento do projeto vem da doação de moradores e comerciantes do bairro. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP
Atualizado às 05h44 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

14° Sensação
19.3 km/h Vento
76.9% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias