Terça, 23 de Julho de 2024
12°

Tempo limpo

Cotia, SP

Cidades Cotia

Prefeitura lança Alvará Digital para desburocratizar o processo de aprovação de construções

Recentemente, a Prefeitura de Cotia recebeu o Prêmio InovaCidade, por sua gestão inovadora que lança mão de ferramentas tecnológicas que facilitam, agilizam e trazem economia para trâmites burocráticos de liberação de processos. A novidade agora é o lança

26/06/2024 às 11h06
Por: Redação Fonte: secom
Compartilhe:
Prefeitura lança Alvará Digital para desburocratizar o processo de aprovação de construções

O processo digital poderá ser solicitado por profissional engenheiro ou arquiteto, além de empresas de engenharia responsáveis pelo projeto. Com a ferramenta, a administração municipal diminui a emissão e a circulação de papel, facilita a comunicação entre secretarias municipais e dá agilidade à análise. Inicialmente, serão atendidas via plataforma as solicitações de desdobro e unificação. As demais solicitações ainda deverão ser feitas em processo físico, no entanto, futuramente, todos os serviços migrarão para a aprovação digital.

O Portal da Aprovação Digital de Obras e Habite-se permite que o profissional responsável pelo projeto faça um cadastro, preencha a solicitação, anexe os documentos necessários e acompanhe o andamento da análise remotamente. Todas as informações sobre a movimentação do processo serão encaminhadas ao e-mail cadastrado pelo engenheiro ou arquiteto no momento em que fez o cadastro. Para acessar a plataforma, basta abrir o site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br), entrar em ‘Portal de Serviços’, procurar por ‘Habitação e Urbanismo’ e abrir o link ‘Aprovação Digital’.

“Vamos facilitar a comunicação entre as secretarias envolvidas no processo de análise de um alvará de construção, reforma ou demolição de imóvel em Cotia. Esta ferramenta vem para somar ao trabalho que temos feito nos últimos anos, para dar mais dinamismo, agilidade e economia aos processos públicos”, comentou o prefeito Rogério Franco.

O sistema digital promove ganho ao deslocamento do processo, agilidade na análise, desafoga o atendimento presencial na Secretaria de Habitação e Urbanismo e da Fazenda, economiza papel e reduz o tempo de conclusão da análise do processo de três meses para aproximadamente 15 dias.

A Secretaria de Habitação e Urbanismo é a responsável pelo gerenciamento da plataforma e conta com os profissionais (engenheiro e arquitetos) responsáveis por analisar os processos, solicitar alterações necessárias e liberar ou reprovar o projeto analisado.

 

Serviço

Portal de Aprovação digital

?         Como acessar a plataforma: Abrir o site (www.cotia.sp.gov.br) > entrar em ‘Portal de Serviços’ > procurar por ‘Habitação e Urbanismo’ > clicar no link ‘Aprovação Digital’

?         Serviço disponível para engenheiros, arquitetos e empresas de engenharia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP
Cotia - SP
Sobre o município Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
Cotia, SP Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
12°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 23°

Qua 26°C 12°C
Qui 27°C 13°C
Sex 27°C 16°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias