Terça, 23 de Julho de 2024
12°

Tempo limpo

Cotia, SP

Política Cotia

Cotia entrega novo lote do documento de identificação do autista e chega a marca de 1.038 emissões

Para enfatizar a passagem das festas juninas, pipoca, pé de moleque e música foram os elementos que marcaram a entrega de mais uma ação em benefício das pessoas com autismo.

02/07/2024 às 11h17 Atualizada em 02/07/2024 às 11h20
Por: Redação Fonte: SSECOM
Compartilhe:
Cotia entrega novo lote do documento de identificação do autista e chega a marca de 1.038 emissões

 Garantida pela Lei Federal nº 13.977/20 e pelo Decreto Municipal 8.600/2019, o Fundo Social de Cotia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou, na tarde desta quinta-feira (27/06), setenta Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento foi entregue no Núcleo de Atendimento Municipal do Autista (NAMA), juntamente com os cordões e pulseiras de quebra-cabeça (símbolo do espectro), placas de identificação 'Lar de Autista' e gibis.

 

Com esta nova edição, Cotia totalizou 1.038 pessoas cadastradas e com suas CIPTEAs. A carteira garante atendimento prioritário em serviços públicos e privados e tem validade em todo o território nacional. A região foi pioneira em instituir a carteira de identificação do autista, antes mesmo de existir uma lei federal sobre o assunto. Além disso, os departamentos públicos do município que oferecem serviços à população contam com a placa de atendimento preferencial com o símbolo do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

A Cristina Carmon conta sobre liberdade que a CIPTEA trouxe para a vida do seu filho, diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). "Eu percebo que existe um pouco mais de respeito a partir do momento que a pessoa vê o cordão. Acredito que com a CIPTEA ele ficará mais à vontade nos lugares. Para mim foi fundamental quando eu tive a certeza que ele tinha o direito a carteirinha, a pulseira. E fui atrás, anteriormente ele era bem recatado, bem retraído, e agora ele se sente livre", disse Cristina.  

 

A ação contou com a presença da coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infanto-juvenil de Cotia, Rozana Moro, que prestigiou e auxiliou com as entregas no NAMA.

 

Emissão da CIPTEA

Para realizar o cadastro e receber a CIPTEA basta enviar uma mensagem para o CRAS e CREAS online pelo WhatsApp (11) 96300-7500, envie um 'OLÁ', e ao receber a lista com opções de serviços, responda com '9' (Fundo Social), a próxima opção é a '3' (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), e, na sequência, aparecerá uma mensagem com todas as orientações. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP
Cotia - SP
Sobre o município Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
Cotia, SP Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
12°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 23°

Qua 26°C 12°C
Qui 27°C 13°C
Sex 27°C 16°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias