Terça, 23 de Julho de 2024
11°

Tempo limpo

Cotia, SP

Geral São Paulo

HSPE: veja como manter a alimentação saudável de crianças e adolescentes nas férias

Especialistas do Hospital do Servidor orientam sobre cuidados com hidratação e alimentação equilibrada durante as férias escolares O post HSPE: vej...

05/07/2024 às 07h40
Por: SECOM Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Alimentação saudável aumenta a disposição para praticar esportes e brincadeiras
Alimentação saudável aumenta a disposição para praticar esportes e brincadeiras

Definir horários e organizar o preparo de alimentos ajuda a manter a alimentação saudável de crianças e adolescentes durante as férias de julho. O ideal é manter o intervalo entre as refeições igual ao do período escolar e evitar o espaçamento entre elas, pois dificulta o consumo excessivo de comida e de produtos ultraprocessados, como bolachas e salgadinhos. Também auxilia na boa alimentação deixar frutas lavadas e lanches saudáveis prontos para o consumo.

LEIA TAMBÉM: Almoço nas férias: famílias de alunos têm até quarta (3) para manifestar interesse

No período de férias, os compromissos com hora marcada são substituídos por sessões de diversão e descanso. Com isso, também mudam os horários de acordar, dormir e, principalmente, comer. Porém, para manter a alimentação saudável, é essencial realizar as refeições com o mesmo intervalo de rotina. O ideal é se alimentar a cada três horas.

Alimentação saudável aumenta a disposição para praticar esportes e brincadeiras. Também está associada, a longo prazo, à diminuição das chances do desenvolvimento de obesidade infantil e outras comorbidades, como diabetes, hipertensão e índices elevados de colesterol e triglicerídeos no sangue. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade de 2024, até 2035, 50% das crianças de 5 a 19 anos terão o Índice de Massa Corporal (IMC) elevado, ou seja, estarão acima do peso.

O nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Uerá do Couto explica que a alimentação saudável é um hábito construído. “O consumo de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais também é essencial para um desenvolvimento físico e mental adequado”, acrescenta.

Atenção à hidratação. Crianças costumam perder líquidos com mais facilidade do que os adultos e se esquecem de ingeri-los. O calcula da quantidade ideal é feito a partir da multiplicação: 35 ml de água versus o peso da criança.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias