Quinta, 03 de Dezembro de 2020 07:07
(11) 98373-2619
Política ELEIÇÕES 2020

JOSUÉ RAMOS: “O BOM TRABALHO TEM QUE CONTINUAR”

O prefeito Josué Ramos conta a sua vontade de se reeleger para continuar desenvolvendo e inovando Vargem Grande Paulista, cidade onde escolheu manter sua família.

09/11/2020 10h54
740
Por: Cloves Ferreira Fonte: revista Valoriza
JOSUÉ RAMOS: “O BOM TRABALHO TEM QUE CONTINUAR”
O prefeito Josué Ramos conta a sua vontade de se reeleger para continuar desenvolvendo e inovando Vargem Grande Paulista, cidade onde escolheu manter sua família. “Sou um homem simples, de 56 anos, que construiu uma família linda e muito unida ao lado da minha esposa Soeli. Nasci em Santo Antonio de Jesus (BA), sendo o primeiro filho de uma família de 13 irmãos. Sempre tive muita vontade de vencer na vida e corri atrás dos meus ideais. Ainda criança, com cerca de 10 anos, deixei a família e vim morar em São Paulo em busca de crescimento pessoal e profissional”, comenta Josué. O candidato já trabalhou como balconista, cobrador de ônibus, metalúrgico, Office boy, auxiliar de escritório, até ingressar no exército aos 18 anos. Foi promovido a Sargento e chefe de operações especiais. “Essa experiência foi muito importante, pois aprendi a dar valor ao trabalho honesto, a ter ética em minhas decisões e pensar sempre na coletividade. Estudei muito e me formei em Direito, com pós-graduação em Direito Administrativo, e com magistério do ensino superior. Também ocupei cargos públicos, fui chefe da Guarda Municipal de Osasco e Secretário Municipal de Gabinete e de Saúde aqui em Vargem Grande Paulista. Ou seja, conheço bem esta cidade e suas demandas!”, complementa.
Por que quer se reeleger?
Por que o bom trabalho tem que continuar. Vargem Grande Paulista deu grande salto em qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico, mas ainda temos muito a fazer! A gestão pública é muito burocrática e por isso nem sempre conseguimos realizar obras e ações no tempo que gostaríamos. Iniciei e implementei vários projetos muito importantes nesses últimos anos como o Tarifa Zero, o Vida Nova, Grandes Oportunidades, o Aqui Tem Mais Asfalto, uniforme escolar, mas tenho muitos outros para realizar.
Por que escolheu o Capitão Evandro como seu vice?
A escolha do nosso vice-prefeito foi baseada na relação de confiança, honestidade, seriedade, história de vida, trabalho realizado na cidade e, principalmente, lealdade. E o Capitão tem o perfil que precisamos para continuar avançando com nosso trabalho, pois além de ser um excelente profissional também será um grande aliado nos projetos de políticas públicas que temos. É um homem preparado, com uma carreira exemplar na Polícia Militar, muito sério e ético, religioso e que também se preocupa em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sua experiência e vontade de fazer Vargem Grande Paulista progredir foram fundamentais para esta parceria. Além disso, o seu ótimo relacionamento com a Secretaria Estadual de Segurança Pública será importante para pleitearmos novos investimentos na área da segurança. Queremos ampliar o efetivo da PM, com mais viaturas e ter o nosso próprio Batalhão.
Quais são as medidas feitas e que serão tomadas na educação devido à pandemia?
Desde o início da pandemia todas as medidas preventivas foram adotadas para preservar a vida dos nossos professores, funcionários e, principalmente, das crianças e seus familiares. As aulas foram suspensas, implementamos o ensino on-line com material de apoio impresso para quem não tem facilidade e acesso à internet, e distribuição de kit alimentação para mais de 5,3 mil alunos de casa em casa. Até dezembro de 2020, as aulas presenciais nas redes municipal e estadual, e nas escolas particulares não retornam mais. Esta decisão foi tomada em conjunto e após consulta a todos diretores. Estamos seguindo todos os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias e assim vamos continuar fazendo.
Quais foram as medidas realizadas ao combate da Covid-19? E como está a situação da saúde no município?
Logo no início da pandemia criamos o Centro de Combate ao Coronavírus para receber os pacientes com sintomas gripais, com suspeita ou não de infecção pela Covid-19. O novo método de prevenção e cuidado trouxe mais agilidade e segurança no reconhecimento de casos dentro do município. Este Centro de Combate funciona 24 horas por dia, com equipe multidisciplinar. Além disso, dobramos o número de leitos para 40 a fim de atender casos emergenciais. Seguimos todas as recomendações das autoridades sanitárias e do Governo do Estado.
A área da saúde tem recebido muitos investimentos, com destaque para o Programa Aqui Tem + Saúde, que criamos logo no início da gestão para diminuir a fila de espera para o atendimento em especialidades médicas e exames laboratoriais. Reformamos e ampliamos as unidades, entre elas, as UBS’s do Tijuco Preto e Parque do Agreste, construímos a nova UBS do São Judas, criamos o Centro de Especialidades Médicas do Parque do Agreste e estamos criando o Pronto Atendimento PET. O Pronto Atendimento Infantil também é uma realidade hoje em Vargem Grande Paulista, com atendimento pediátrico 24 horas.
Vai manter o Tarifa Zero?
O Programa Transporte para Todos, que ficou popular com o nome Tarifa Zero, ganhou muita notoriedade no país todo e até ganhou prêmio internacional de mobilidade urbana. Este projeto não só vai continuar, como vou melhorá-lo ainda mais. O Tarifa Zero é um programa de grande alcance social, que vai muito além da população não pagar mais passagem de ônibus. Ele tem contribuído para fortalecer a economia local, além da geração de emprego e renda.
Tem projeto para melhorias em infraestrutura urbana e saneamento básico?
Demos início ao maior programa de infraestrutura urbana que Vargem Grande Paulista já teve: o Aqui Tem + Asfalto. Estamos levando asfalto para bairros que estavam esquecidos há muitos anos. Este programa contempla mais de 200 ruas com asfalto novinho e com ele estamos levando também iluminação pública, segurança e o saneamento básico. Firmamos parceria com a Sabesp que está agilizando as ligações de água e esgoto, e também conseguimos ampliar a oferta de água na cidade, agora a capacidade de armazenamento de 7 milhões de litros de água tratada.
Por conta da Pandemia, o município teve uma queda na arrecadação. Quais as soluções para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e melhoria em rendas?
Enfrentamos uma forte crise com a pandemia sim e procuramos nesses meses dar todo apoio a indústria e ao comércio da cidade, com a prorrogação do vencimento de várias taxas. Com o atual cenário econômico do país, uma das saídas para a crise é investir em ações que impulsionem o crescimento da cidade. Por isso, a nossa proposta é investir ainda mais em políticas públicas de geração de emprego e renda. Neste primeiro mandato, por meio dos cursos de qualificação profissional, conseguimos capacitar mais de 5 mil pessoas para o mercado de trabalho e ampliar o nível de renda das famílias. Inauguramos a primeira universidade pública, a UNIVESP, em que nossos jovens podem fazer um curso superior gratuito. Outra proposta que tenho e reflete diretamente na economia local e melhoria da renda, será a instalação de uma usina de energia com a utilização de resíduos domésticos (tarifa zero da energia para famílias de baixa renda). Já iniciamos os estudos com parcerias público-privadas.
E em relação ao esporte, a cultura e lazer e turismo?
Nesses últimos anos, essas áreas nunca foram tão valorizadas como agora e vamos ampliar muito mais o trabalho que vem sendo feito. No esporte investimos em novos equipamentos, criamos novas modalidades esportivas e ampliamos os espaços para a prática de atividades com campos e quadras novas. Na cultura resgatamos vários eventos, como a festa das crianças, a Agrofest, a Paixão de Cristo, entre outros. Em lazer, reformamos, revitalizamos e construímos Praças com academia ao ar livre, playground, mesas e tabuleiros para jogos. E, no turismo, a Grande Rota do Turismo. Já criamos o Roteiro da Cerveja Artesanal e estamos identificando outras potencialidades turísticas de Vargem Grande Paulista.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP
Atualizado às 06h55 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

22° Sensação
19.2 km/h Vento
72% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias