Quinta, 03 de Dezembro de 2020 07:10
(11) 98373-2619
Política ELEIÇÕES 2020

WELINGTON FORMIGA: UMA NOVA CIDADE, UM GRANDE DESAFIO

O candidato a prefeito Welington Formiga conta com a missão de enxugar a máquina pública, reduzir as diferenças sociais, gerar oportunidades, acredita em uma nova cidade

07/11/2020 10h01
2.463
Por: Cloves Ferreira Fonte: revista Valoriza
WELINGTON FORMIGA: UMA NOVA CIDADE, UM GRANDE DESAFIO
O candidato a prefeito Welington Formiga conta com a missão de enxugar a máquina pública, reduzir as diferenças sociais, gerar oportunidades, acredita em uma nova cidade. O candidato sabe do grande desafio que será administrar uma cidade pós-pandemia, mas a vontade de transformar Cotia no presente e preparar a cidade para os próximos 30 anos é sua inspiração. “Sou um cidadão cotiano, que acredita nos meus sonhos há muito tempo. Comecei cedo na vida política, desde o grêmio estudantil”, complementa. É formado em Direto, tem MBA em Políticas Públicas e pós graduado em Direito Eleitoral, casado com a advogada Vivian Machado e pai da Vitória. Para Welington Formiga, Cotia merece ser uma cidade modelo, uma cidade digna para todos.
Por que escolheu o empresário Adilson Lima como seu vice?
A escolha do empresário Adilson Lima, 59 anos, como pré-candidato a vice-prefeito é a soma de um líder das bases populares que vive e conhece toda realidade de Cotia e um grande empresário gestor de sucesso!
O que você acha das medidas feitas e que serão tomadas na educação devido à pandemia?
A educação é o único instrumento capaz de reduzir as desigualdades sociais, para nós a educação é prioridade. Nunca estamos preparados para esta situação da pandemia, porém eu sempre falo que governar é pensar o presente e planejar para os próximos 30 anos. O que falta na educação é o investimento no ser humano, crianças de até 8 anos precisa estar alfabetizada, e hoje, Cotia segundo o IDEB somos a pior educação perante as cidades vizinhas. Para que isso mude, precisamos valorizar os professores, os auxiliares de classe, dar autonomia aos diretores, descentralizar as creches em macrorregiões para atender as mais de 5 mil crianças que ainda estão sem escolas. O que foi e está sendo feito em Cotia com distribuição de cestas básicas e cobertores é assistencialismo.
O que você acha das ações que foram realizadas ao combate da Covid-19? E como está a situação da saúde no município?
Cotia tem 26 UBS, 3 UPA e apenas uma Policlínica, hoje nossa maior dificuldade é a pouca quantidade de profissionais atuando nestes locais. Por exemplo, o Ginecologista só atende as mulheres se estiverem grávidas, é um absurdo. Se um cidadão precisar de um especialista fica na fila de 6 meses ou mais. Primeiramente, nós precisamos de um AME que é um Ambulatório de Especialidades, e humanizar a saúde. Em segundo lugar, fazer parcerias com iniciativa privada, diminuindo o caos da fila de espera.
Em relação a tenda, eu não concordo de como foi feita, foram gastos milhões sem nenhuma licitação, para mim é um grande elefante branco. Com todo o dinheiro investido nesta tenda daria para comprar testes para todos os cotianos e combater de fato a Covid-19.
Quais são as soluções para o trânsito caótico da Raposo?
O caos da Raposo surgiu por causa de governos anteriores e o atual de aprovarem diversos empreendimentos, mas sem planejamento, sem se preocupar com o saneamento básico, saúde, transporte, educação, qualidade de vida. Cotia se tornou um enorme cortiço! Não sou contra o crescimento de Cotia, mas não concordo com este crescimento desordenado. Não vou prometer monotrilho, metrô, nada disso! O que é preciso? Existe um estudo técnico, com especialistas, que mostra a construção de dois eixos em torno, ligar a rodovia aos bairros em torno, um sairá da Granja Viana no km21 até a entrada de Itapevi, e o outro vem da Estrada das Mulatas, em Caucaia do Alto, até o km21. Com isso, vamos melhorar o caos da Raposo.
Tem proposta para a melhoria do Transporte público?
Nossos ônibus são precários, o transporte não é humanizado, e temos a dupla função dos motoristas que também são cobradores, arriscando a vida de todos. Precisamos mudar tudo isso. Ter a humanização no transporte, frota nova, acabar com a dupla função e a integração municipal, que é o bilhete único.
Tem projeto para melhorias em infraestrutura urbana e saneamento básico?
A questão de saneamento básico é de saúde pública, desde 2003 temos a promessa de melhorias e 49% das casas ainda não tem, e isso é muito grave. Hoje, é a Sabesp que continua cuidando nisso, e o gestor precisa dialogar com esta empresa, exigir mais resultados. O prefeito precisa zelar, cuidar mais da cidade. Está na hora de ter alguém que cuide mais por Cotia.
Como reduzir a criminalidade em Cotia?
Primeiro, precisamos investir mais em educação, em geração de renda. Precisamos de um centro de capacitação profissional para os jovens, e isso ajudaria a diminuir este índice de criminalidade. Segundo, de nada adianta alugar carros grandes, colocar totens pela cidade e não investir no ser humano. Precisa equipar melhor a nossa Guarda Municipal, ter plano de carreira. Investir em segurança é cuidar da nossa valorosa Guarda Municipal.
Quais são seus projetos em relação ao esporte, a cultura e o lazer?
O esporte, a cultura e o lazer libertam, para isso precisa investir. Queremos construir sete galpões da Cidadania e da Cultura, para o cidadão possa ter a oportunidade de ter aulas de música, dança, artes, cursos profissionalizantes, ou seja, para toda a família.
Por conta da Pandemia, o município teve uma queda na arrecadação. Quais as soluções para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e melhoria em rendas?
O município de Cotia arrecada quase um bilhão de reais, é uma das principais cidades de São Paulo e do Brasil, por isso, precisamos sim pensar em soluções úteis para passar por esta crise. Existe um projeto de 2003, que estava guardado na gaveta, do professor Renato Simões, que aqui em Cotia temos uma joia rara, a estrada férrea. Esta estrada passa pelo Jardim Japão e por Caucaia do Alto. Fomos estudar este projeto e vimos que dá para colocar em prática em dois, três anos, a Plataforma Oeste Logística Cotia. O que seria isto? Nós temos um terreno muito grande localizado na divisa entre estes bairros, com um projeto inovador da iniciativa privada, que poderá dar oportunidade de importar e exportar produtos de 23 estados, e mais quatro países da América do Sul. Com este projeto, empresas poderão ter armazéns neste local e importar e exportar os seus produtos, ou seja, Cotia ganha automaticamente 17 mil novos empregos. Queremos ser uma grande locomotiva do estado de São Paulo. Nós precisamos investir, ter uma Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho que tenha diálogo, que converse com o empresário, e fortalecer o comércio local.
Quais são suas propostas para o turismo?
Infelizmente Cotia não é mais vista como uma cidade turística. Por exemplo, cadê a praça Japonesa? Destruíram! Cadê a Estrada Roselândia? Destruíram! Mas ainda temos uma das maiores joias raras do mundo, que é a represa do Morro Grande, onde podemos investir, revitalizar, dar a devida atenção que este lugar merece. Cotia tem uma história muito rica, mas isso não é valorizado. Por aqui, temos apenas dois, três hotéis, precisamos investir, oferecer, atrair turistas.
Se eleito, como será composto a sua gestão?
É preciso enxugar a máquina pública, reduzir pela metade as secretarias. É cabide de emprego! Hoje cada secretaria tem um prédio a sua disposição, tendo diversos gastos. Isso precisa parar! Um único local, um prédio, onde todas as secretarias e o prefeito precisam estar. Outra coisa, todos os secretários devem ser técnicos, entender do assunto, compreender corretamente a sua secretaria. Isso é o que eu acredito, os quatro princípios que defendemos que é a lealdade, a transparência, a humanização e a cidadania.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP
Atualizado às 06h55 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

22° Sensação
19.2 km/h Vento
72% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias