Terça, 23 de Julho de 2024
11°

Tempo limpo

Cotia, SP

Colunistas Futuro da Saúde

Tecnologia e cuidado na jornada do câncer

Fernando Maluf aborda o papel da telemedicina no cuidado dos pacientes com câncer

08/07/2024 às 15h17
Por: Jornalismo
Compartilhe:
Tecnologia e cuidado na jornada do câncer

Um dos estudos mais importantes apresentados no último Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) avaliou a aceitação e os resultados da telemedicina no cuidado dos pacientes com câncer de pulmão avançado.

A pesquisa envolveu 1.250 pacientes recentemente diagnosticados com tumor de pulmão de não pequenas células avançado. Divididos em dois grupos, eles participaram de sessões de cuidados paliativos a cada quatro semanas, realizadas por meio de visitas por vídeo ou presenciais. Nestas consultas, os profissionais de saúde abordaram sintomas físicos e psicológicos, e aspectos como enfrentamento e compreensão da doença, preferências de cuidados e decisões de tratamento.

Depois de seis meses, os resultados mostraram análises equivalentes na qualidade de vida dos pacientes, entre os grupos de telessaúde e de atendimento tradicional.

Para o autor principal do estudo, Joseph Greer, “a telessaúde tem o potencial de reduzir substancialmente a carga sobre os pacientes, os médicos e os recursos de saúde, ao mesmo tempo que mantém a qualidade dos cuidados”. O pesquisador acrescenta que as descobertas destacam a necessidade de adoção da telessaúde “de forma mais ampla em padrões de cuidados paliativos baseados em evidências”.

Esses dados colocam uma luz sobre os debates em relação à telemedicina em todo mundo e, claro, aqui no Brasil. Pesquisas que mostram a eficiência deste sistema, quando bem organizado e conduzido, dão subsídios para a expansão deste serviço, especialmente num país com dimensões continentais e com recursos bastante limitados.

Em novembro do ano passado, o Instituto Vencer o Câncer realizou o II Encontro Nacional Sobre Políticas Públicas em Oncologia. Na abertura do evento, contamos com a participação da Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.

Debatemos com ela a necessidade de expansão dos programas de Saúde Digital em benefício de todo o Sistema Único de Saúde, particularmente para o paciente com câncer, que necessita de uma atenção especializada.

Ana Estela Haddad citou a criação do projeto para promover a Saúde Digital na Oncologia. A ideia, já em desenvolvimento, cria uma rede de atenção à linha de cuidado com tecnologias emergentes, primeiramente com o foco em tumores de mama, colo de útero e próstata, que estão entre os mais incidentes na população brasileira. A secretária também destacou a importância da transformação de dados em indicadores, que representam informações estratégicas no desenvolvimento das políticas públicas para o câncer no país.

Recentemente, em conversa aqui no Futuro Talks, falamos sobre telemedicina, pesquisa, inovação, inteligência artificial, como estes avanços tecnológicos podem ter impacto na Saúde e, especialmente, na jornada do paciente oncológico.

Reforço, então, meu posicionamento: a tecnologia só cumpre seu papel integral se conseguir aumentar o acesso ao cuidado. Não podemos usá-la como mais um instrumento de desigualdade. Entre todos os cenários fantásticos que ela pode proporcionar, o mais ideal, com certeza, é o de garantir o melhor tratamento possível a cada pessoa que recebe o diagnóstico de câncer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fernando Maluf
Fernando Maluf
Sobre Diretor Associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e fundador do Instituto Vencer o Câncer. É formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde hoje é Livre Docente. Possui Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialização no Programa de Treinamento da Medical Oncology/Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em New York.
Cotia, SP Atualizado às 05h02 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 23°

Qua 26°C 12°C
Qui 27°C 13°C
Sex 27°C 16°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias