Domingo, 07 de Março de 2021 15:24
(11) 98373-2619
Saúde CORONAVIRUS

Cotia recebe doses da vacina e inicia imunização contra a Covid-19

Cidade seguirá o Plano Nacional de Imunização que começa pelos profissionais da saúde. Programação será divulgada nos próximos dias

20/01/2021 11h19 Atualizada há 1 mês
665
Por: Cloves Ferreira
Cotia recebe doses da vacina e inicia imunização contra a Covid-19

Na noite desta terça-feira (19/01), a Prefeitura de Cotia iniciou a campanha de imunização contra a Covid-19. Em um ato simbólico, no auditório do Paço Municipal, foram vacinadas três profissionais da saúde: Erika Cristina L. A. Vieira, do Pronto Atendimento Parque São George, Renata S. A. Santos, coordenadora do SAMU de Cotia e Viviane C. da Costa, supervisora da UPA do Atalaia. O Governo do Estado enviou 2.600 doses para o município que, neste primeiro momento, vacinará os profissionais da saúde. A programação completa será divulgada nos próximos dias no site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br).

O prefeito Rogério Franco acompanhou o início da vacinação e falou da emoção deste momento, ao lado do Secretário de Saúde, Magno Sauter. “Estamos há quase um ano lutando contra um inimigo que já vitimou mais de 210 mil brasileiros, um cenário que nos entristece, mas é com muita emoção que recebemos a vacina que renova a nossa fé de que vamos vencer a batalha”, disse. “Cotia está pronta para vacinar a população, esperamos que mais doses cheguem à cidade. Nosso cronograma estará ajustado ao Plano Nacional de Imunização”, completou.

De acordo com a Secretaria de Saúde a vacina será disponibilizada exclusivamente em três polos e que, apesar da grande expectativa pela imunização, é importante que a população só compareça a um destes polos quando estiver inserida no cronograma a ser divulgado. A campanha avançará para o público de indígenas, quilombolas, acamados e idosos que vivem em instituições de longa permanência, e para os demais, avançará à medida que novas doses forem enviadas ao município.

A enfermeira Renata S. A. Santos, que coordena o SAMU de Cotia, descreveu o momento como um misto de sentimentos. “[Estar entre as primeiras vacinadas] foi um misto de emoção e alívio, pois os profissionais da saúde carregam uma carga de preocupação muito grande de contrair o vírus e com possibilidade de levar aos seus familiares. Estou muito grata a Deus e à ciência”, comentou.

Já Viviane C. da Costa aproveitou para mandar um recado para a população. “Todos se vacinem como eu. Acredito na vacina, na cura, na ciência, vamos nos vacinar, nos conscientizarmos e tomarmos todas as precauções: lavar as mãos, usar o álcool em gel, a máscara e erradicarmos esta doença em Cotia e no Brasil”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cotia - SP

Cotia - São Paulo

Sobre o município
Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), animais de estimação pelos indígenas. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
Cotia - SP
Atualizado às 15h15 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

23° Sensação
6.1 km/h Vento
69.3% Umidade do ar
90% (9mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias