A Linha 22-Marrom do Metrô, que terá estações em Osasco e Cotia, vai ser um ramal subterrâneo com trens e túneis mais estreitos.
A meta é que tenham menos de 10 metros de diâmetro. Uma redução de 13% em relação à area atual das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e mesmo as novas como a Linha 4-Amarela e a Linha 6-Laranja.
Com túnel menor, a Linha 22-Marrom terá trens mais estreitos e mais curtos. Serão cinco vagões e não seis como os demais ramais. As estações também serão menores no comprimento. As atuais têm plataformas com 132 metros de extensão, na Linha 22 a estação não chegará a 110 metros.
Em estações com grande fluxo de passageiros, como deve ser a Rio Pequeno e Teodoro Sampaio, o Metrô prevê uso de elevadores de alta capacidade.
A informação foi dada pelo gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo, Luiz Antônio Cortez. O objetivo, segundo ele, é reduzir o custo do projeto.
Todas essas alterações foram expostas na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, ocorrida na última sexta-feira (25).
O Metrô até Cotia poderá transportar diariamente quase 680 mil pessoas em seus 29,4 km e 19 estações. Desse total, quase 400 mil serão usuários incrementais, ou seja, que não virão de outras linhas.
Os próximos passos incluem a contratação de uma empresa para produzir o Estudo Ambiental (EIA-RIMA) em novembro e o início das audiências públicas a partir de setembro de 2025, quando também será solicitada a Licença Prévia Ambiental.