A Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cotia, realizada no último dia 16, reuniu mais de 100 participantes entre membros do governo, sociedade civil e especialistas, para debater o tema “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”. O evento buscou apresentar e selecionar propostas que serão levadas à Conferência Estadual, marcada para março.
Durante o encontro, os participantes foram divididos em grupos temáticos que discutiram questões como mitigação de impactos ambientais, adaptação a desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança ambiental. O evento também contou com a eleição de delegados que defenderão as propostas municipais no evento estadual.
“Cotia não terá balcão de negociações com o meio ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Cordeiro, reforçando a tolerância zero com crimes ambientais na cidade. O prefeito Welington Formiga também participou da abertura, destacando o compromisso de sua gestão: “Vamos tratar o verde com responsabilidade. Não somos contra empreendimentos, mas quem quiser se instalar em Cotia vai precisar oferecer contrapartidas que beneficiem a cidade e a população”.
Entre as ideias apresentadas, destacam-se:
A conferência escolheu como representantes da sociedade civil Jucilene Cassou Guimarães (delegada) e Edielton Martins dos Santos (suplente). Pelo poder público, os delegados serão o secretário de Meio Ambiente, Paulo Cordeiro, e o secretário adjunto, Wagner Neves.
As propostas reforçam a busca por soluções inovadoras e inclusivas, promovendo a sustentabilidade e engajando a população de Cotia em ações concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas.