O prefeito de Cotia, Welington Formiga (PDT), anunciou nesta sexta-feira (7) o isolamento total da lagoa localizada no Viveiro Municipal Curupira, na Avenida Benedito Isac Pires, Bairro do Maranhão. A decisão foi divulgada por meio das redes sociais.
A medida acontece após a morte de Luan Oliveira, de 25 anos, conhecido como MC Corre Kid. O jovem foi encontrado morto na quinta-feira (6) por mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Ele entrou na água para resgatar sua cachorra, que conseguiu sobreviver.
Durante o anúncio, Formiga estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras, Paulinho Lenha. Em publicação online, o prefeito afirmou que solicitou o isolamento total da lagoa e alertou a população sobre os riscos do local.
O que aconteceu?
O corpo de Luan foi encontrado por volta das 9h50 de quinta-feira (6). As buscas começaram na quarta-feira (5), quando ele entrou no lago para resgatar o animal e não retornou. Com o anoitecer, as equipes de resgate interromperam as operações, retomando os trabalhos na manhã seguinte. Mergulhadores localizaram o corpo no fundo da lagoa.
A Guarda Civil Municipal (GCM) preservou a área até a chegada da perícia. A Polícia Civil investiga o caso. O sepultamento de Luan está marcado para esta sexta-feira (7) no Cemitério Jardim das Flores, em Cotia.
Não foi o primeiro caso
Em outubro de 2024, um adolescente de 14 anos morreu no mesmo local. Gustavo Santos Costa entrou na lagoa para nadar com amigos e se afogou minutos depois.
Na ocasião, a prefeitura informou que a área da lagoa inclui terrenos públicos e particulares, e que apenas o setor de retirada de mudas é acessível ao público.