O prefeito de Cotia, Welington Formiga (PDT), usou suas redes sociais para anunciar a troca do sistema de ponto por cartão para o modelo de reconhecimento facial dos servidores municipais.
O reconhecimento facial é seguro justamente porque as características faciais são únicas para cada pessoa, o que torna a tecnologia altamente eficaz.
Segundo Formiga, a medida visa dar transparência à sua gestão. O prefeito quer descartar a possibilidade de funcionários fantasmas (que recebem sem trabalhar).
O sistema anterior (de cartão de ponto ou assinatura de livro de presença) abre brecha para contratações de "fantasmas".
A expressão popular “bater ponto” é usada para definir o registro dos horários dos funcionários de uma empresa durante o seu expediente de trabalho.
Qualquer pessoa, de posse do cartão do funcionário, pode "bater o ponto" por ele. O que não acontece no reconhecimento facial.
O objetivo do prefeito é ter em Cotia um monitoramento que previna eventuais problemas jurídicos e elimine o risco da prefeitura ter "funcionários fantasmas".
O reconhecimento facial documenta de maneira precisa o início e o término da jornada de trabalho, assim como os intervalos para repouso e alimentação.