O apresentador e humorista Carlos Alberto de Nóbrega, conhecido nacionalmente por comandar o programa humorístico ‘A Praça é Nossa’, será homenageado na próxima terça-feira (15) com o título de cidadão cotiano. A cerimônia acontecerá durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cotia, na Grande São Paulo.
A honraria é de autoria do vereador Alexandre Frota (PDT) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares em sessão realizada no dia 25 de fevereiro deste ano. De acordo com Frota, a homenagem reconhece os "relevantes serviços prestados por Carlos Alberto à cultura nacional e à sociedade brasileira".
Além da relação com a cultura brasileira, a homenagem também carrega uma ligação pessoal. Alexandre Frota atuou por muitos anos ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega em ‘A Praça é Nossa’, inicialmente interpretando o personagem Robin, par de Tuca Graça, que fazia o Batman. Posteriormente, a dupla passou a viver Juninho e Jorjão, personagens que também marcaram o programa.
Em 2019, quando era deputado federal, Frota já havia prestado uma homenagem a Carlos Alberto na Câmara dos Deputados, na presença do então presidente Jair Bolsonaro, de quem Frota era apoiador na época.
Com mais de 30 anos à frente do programa ‘A Praça é Nossa’, Carlos Alberto de Nóbrega se tornou um dos nomes mais importantes da televisão brasileira. Filho do também humorista Manuel de Nóbrega (1913–1976), ele iniciou sua trajetória artística nos anos 1950, escrevendo e atuando em programas como ‘Praça da Alegria’, ‘Família Trapo’ e foi um dos idealizadores do grupo Os Trapalhões na década de 1970.
Ao longo da carreira, Carlos Alberto passou por várias emissoras, mas foi no SBT, a partir de 1987, que consolidou seu sucesso com o formato atual da ‘Praça’. Seu banco de jardim se tornou símbolo do humor popular e intergeracional, recebendo dezenas de comediantes ao longo das décadas.
Fora das câmeras, o artista foi casado por 34 anos com Marilda de Nóbrega, com quem teve quatro filhos. Em seu segundo casamento, com a empresária Andréa de Nóbrega, teve os gêmeos Maria Fernanda e João Vitor. Atualmente, é casado com a médica Renata Domingues.
A entrega do título de cidadão cotiano será realizada na sede da Câmara Municipal de Cotia e será aberta ao público. A expectativa é de que amigos, fãs, artistas e representantes culturais da região participem do evento, prestando homenagem a uma figura que ajudou a escrever a história do humor brasileiro.