Sexta, 18 de Julho de 2025
12°C 24°C
Cotia, SP
Publicidade

AstraZeneca lança campanha nacional de conscientização sobre Vírus Respiratório

Vírus vem sendo apontado pela Fiocruz como fator decisivo para o aumento de hospitalizações infantis no outono

Jornalismo
Por: Jornalismo
12/06/2025 às 11h11 Atualizada em 12/06/2025 às 11h38
AstraZeneca lança campanha nacional de conscientização sobre Vírus Respiratório
Divulgação

A biofarmacêutica global AstraZeneca acaba de lançar a campanha “Com a bronquiolite não se brinca”, uma importante iniciativa de saúde pública voltada à conscientização sobre os riscos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A ação ganha ainda mais relevância no atual período do outono brasileiro, entre abril e maio, quando a circulação do vírus se intensifica e o número de internações infantis cresce, conforme alertas recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O VSR é o principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças de até dois anos de idade, sendo responsável por 80% dos casos de bronquiolite e 60% das pneumonias nessa faixa etária. Os riscos aumentam ainda mais para bebês prematuros e crianças com condições como displasia broncopulmonar ou doenças cardíacas congênitas.

A campanha, assinada pela agência PiU Comunica, traz um apelo emocional forte, com depoimentos reais de mães e influenciadoras que viveram de perto os efeitos da bronquiolite em seus filhos. Em um dos vídeos, Débora Matos Figueiredo de Melo relata a história do pequeno Arthur Henrique, nascido prematuro com 30 semanas e diagnosticado com displasia broncopulmonar, que chegou a passar uma semana internado na UTI por complicações da bronquiolite. Outro relato marcante é o da ceramista Shirley Hilgert, do canal Macetes de Mãe, que narra as dificuldades do filho Caetano com a doença e os impactos de longo prazo nas funções respiratórias.

Além dos vídeos emocionantes, a campanha aposta em conteúdo educativo. Uma cartilha com informações práticas sobre o VSR, suas formas de transmissão, sintomas, sazonalidade e grupos de risco está disponível no site oficial da campanha. O conteúdo foi pensado para atingir principalmente mães e cuidadoras que dependem da rede pública de saúde e nem sempre têm acesso a informações confiáveis.

Profissionais de saúde também participam da campanha. A pediatra Dra. Priscilla Massote e a enfermeira intensivista Ana Laura Guimarães oferecem orientações em vídeos e materiais digitais. Um dos destaques é a participação da influenciadora Viih Tube, que, ao lado da Dra. Priscilla, conduz uma conversa leve e esclarecedora sobre o tema. Em menos de 24 horas, o vídeo com dicas e esclarecimentos ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações nas redes sociais.

A campanha também conta com o apoio da Associação Brasileira de Pais de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade) e da ACIP (Associação de Cuidado Integral à Prematuridade), ampliando a rede de conscientização e apoio.

“Durante o planejamento da campanha, entendemos que sentimentos como culpa, desamparo e solidão são comuns entre as mães de bebês que enfrentam a bronquiolite. Por isso, optamos por uma abordagem empática e real, com depoimentos de quem viveu a situação”, destaca Claudia Carmello, Head de Estratégia da PiU Comunica.

Para Karina Fontão, Diretora Médica da AstraZeneca Brasil, a informação é a principal ferramenta de proteção: “Acreditamos no poder transformador da educação. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso ao conhecimento necessário para proteger as crianças contra o VSR.”

A campanha segue 100% digital e acessível, com foco em alcance nacional. Confira os principais vídeos e materiais nos perfis oficiais da AstraZeneca e no site da campanha:

Vídeo principal: Assista aqui
Vídeo com Viih Tube e Dra. Priscilla: Assista no Instagram
Cartilha e mais informações: www.astrazeneca.com.br

Sobre a AstraZeneca

Com sede no Reino Unido, a AstraZeneca atua em mais de 100 países, desenvolvendo medicamentos inovadores nas áreas de Oncologia, Doenças Raras, Cardiovascular, Respiratória e Imunologia. A empresa tem investido fortemente em campanhas de saúde pública e ações de educação em saúde.

Para mais novidades e conteúdos, siga no Instagram: @astrazenecabr

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cotia, SP
13°
Parcialmente nublado
Mín. 12° Máx. 24°
12° Sensação
1.79 km/h Vento
61% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
06h48 Pôr do sol
Sábado
19°
Domingo
21°
Segunda
25° 11°
Terça
27° 13°
Quarta
28° 14°
Economia
Dólar
R$ 5,55 -0,02%
Euro
R$ 6,44 +0,12%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 708,689,61 -0,09%
Ibovespa
135,564,73 pts 0.04%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias