Cotia deu um passo importante nesta sexta-feira (13) para ampliar e modernizar o acesso à Justiça. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) instalou oficialmente a Vara da Família e das Sucessões, a 3ª Vara Cível e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ) na Comarca local, em cerimônia realizada no Fórum “Theodomiro Dias”, com a presença do presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
Com quase 300 mil habitantes e mais de 168 mil processos em andamento, a cidade agora conta com uma estrutura mais adequada para atender à crescente demanda, especialmente na área cível e de família.
A juíza Renata Meirelles Pedreño, diretora do fórum e corregedora da UPJ, celebrou a conquista: “Hoje, sexta-feira 13, é um dia auspicioso que marca a história da Comarca de Cotia com a instalação da renomeada 3ª Vara Cível, ante a especialização da Vara da Família e das Sucessões, bem como da UPJ, com vias a imprimir uma prestação jurisdicional cada vez melhor e mais adequada à cidade.”
A nova UPJ — modelo conhecido como “cartório do futuro” — promete aumentar em até 60% a produtividade no atendimento processual, unificando ofícios e otimizando a força de trabalho. A Vara da Família será conduzida pelo juiz Danniel Adriano Araldi Martins e a 3ª Vara Cível, pelo juiz Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy.
Durante a cerimônia, a promotora de Justiça de Cotia, Lúcia Nunes Bromerchenkel, também destacou a importância do reforço judicial: “O município de Cotia tem crescido e o número de feitos é muito grande. Todos os juízes aqui são extremamente zelosos, mas realmente era um déficit do município. Que possamos fazer um bom trabalho para essa cidade que tanto precisa e que tanto merece ser olhada com toda atenção e carinho.”
O prefeito de Cotia, Welington Formiga, ressaltou a importância da aproximação entre os poderes e da conscientização popular sobre o papel da Justiça: “É preciso levar a Justiça a todos. 90% do povo brasileiro não sabem que temos uma Constituição Federal. As instituições têm que estar fortalecidas, mas o povo precisa entender essa missão. Este é o país do presente e será o país do futuro.”
Ao encerrar a cerimônia, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, destacou o impacto positivo da medida:
“Estamos trazendo essa nova unidade e a UPJ, propiciando economia de recursos humanos e financeiros. Mais que isso, a UPJ torna o processo cada vez mais ágil. A especialização da Vara da Família é fundamental, pois ela lida com as necessidades mais básicas do cidadão, do nascimento ao óbito. Nós, do Judiciário, somos prestadores de serviço público, e temos que fazer isso com eficiência e qualidade.”
O evento reuniu magistrados, promotores, advogados, defensores públicos, representantes das forças de segurança, vereadores e cidadãos cotianos. A medida é considerada um avanço significativo para a melhoria da Justiça na cidade, disse Cloves Ferreira, presidente do CONDEC.