A página "Aconteceu em Cotia" foi suspensa do Instagram na tarde desta terça-feira (01) e, ao tentar acessar o perfil original, a mensagem exibida pela plataforma da Meta é clara: "Sua conta foi suspensa. Você tem 180 dias para fazer uma apelação antes da sua conta ser desabilitada permanentemente."
A equipe responsável ainda não detalhou o motivo da punição, mas criou um novo perfil reserva com o nome @aconteceu.em.cotia_reserva, onde publicou:
"Conta original suspensa, advogados resolvendo! Siga essa e não perca nenhuma notícia da região. Em breve voltaremos, temos fé."
O Jornal Tabloide entrou em contato com os administradores da página, que responderam por nota:
"O nosso jurídico está atuando para reverter a suspensão da conta e garantir que possamos seguir trabalhando junto com o povo por uma Cotia melhor para todos. Agradecemos o apoio e a confiança de sempre!"
A reportagem também procurou a assessoria de imprensa da Meta, controladora do Instagram, que informou que a plataforma pode suspender ou banir uma conta pessoal ou empresarial caso sejam identificadas violações às diretrizes da comunidade ou aos termos de uso.
De acordo com a empresa, os principais motivos para banimento incluem:
Conteúdo ofensivo, violento, sexual ou discriminatório;
Discurso de ódio, assédio ou spam;
Reprodução de conteúdo protegido por direitos autorais sem autorização.
A Meta explicou ainda que, após a suspensão, o titular da conta tem 180 dias para recorrer, enviando uma apelação oficial para análise. Se nenhuma violação for confirmada, o perfil pode ser reativado. Caso contrário, será desabilitado permanentemente.
A página “Aconteceu em Cotia” publicava rotineiramente informações sobre Cotia e região, incluindo a reprodução de conteúdos de outras mídias como sites jornalísticos e emissoras de televisão. Especialistas consultados pelo Tabloide apontam que esse tipo de prática, se não realizada com autorização dos veículos originais, pode ferir regras de direitos autorais e resultar em sanções, a reprodução de conteúdos de terceiros sem autorização pode ser uma das causas para a suspensão, especialmente diante de políticas mais rigorosas da plataforma.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o real motivo da suspensão da conta original, e seguimos aguardando manifestação dos responsáveis pela página ou retorno da Meta sobre o processo de apelação.